O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NECESSITA DESPRENDER-SE DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS FECHADAS DE MANUAIS DIDÁTICOS E INVESTIR NA CRIATIVIDADE DO ESTUDANTE PARA ESCAPAR DO ENGESSAMENTO DO LITERÁRIO. ESTE ARTIGO PROPÕE DISCUTIR O PAPEL SOCIAL DO AUTOR NO PROCESSO DE DESMONTAGEM DO LITERÁRIO NO ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UTILIZANDO-SE DE ESPAÇOS VIRTUAIS PARA FAZER INTERSECÇÕES COM OUTROS CAMPOS DE SABERES ARTÍSTICO-CULTURAIS. ATRAVÉS DA ABORDAGEM DESCONSTRUTIVISTA, DERRIDA(2001;2014), ALICERÇADA A TEORIA DA INTERSEMIOSE, BARTHES (2001) E SOB O VIÉS DA CRÍTICA CULTURAL, SANTOS(2016), A LITERATURA AO ALIAR-SE A OUTROS SIGNOS, DE CERTA FORMA, COLOCA EM XEQUE O LUGAR DO AUTOR, POSSIBILITANDO O SURGIMENTO DO LEITOR-AUTOR(ARENA, 2009). NOS APROPRIAMOS DA DESMONTAGEM LITERÁRIA, AMORIM (2016), COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O LEITOR E O TEXTO, E, SIMULTANEAMENTE, INCENTIVAR A PRODUÇÃO AUTORAL ESTUDANTIL COMO UMA (RE)AÇÃO POLÍTICA-LITERÁRIA. A INSERÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NO AMBIENTE VIRTUAL COMO LEITOR-AUTOR, O SURGIMENTO DE UMA NOVA LÍNGUA LITERÁRIA A PARTIR DA DESMONTAGEM E BOM USO DOS ESPAÇOS VIRTUAIS PARA CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO LITERÁRIO SÃO ALGUNS RESULTADOS QUE PRETENDEMOS OBTER.