Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRANSVALORAÇÃO DO SIGNO NO ENSINO DA LITERATURA EM REDE: QUEM É O AUTOR?

Palavra-chaves: LITERATURA DESMONTADA, AUTORIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, CULTURA DIGITAL, Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67858
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1313
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "A TRANSVALORAÇÃO DO SIGNO NO ENSINO DA LITERATURA EM REDE: QUEM É O AUTOR?"
    "resumo" => "O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NECESSITA DESPRENDER-SE DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS FECHADAS DE MANUAIS DIDÁTICOS E INVESTIR NA CRIATIVIDADE DO ESTUDANTE PARA ESCAPAR DO ENGESSAMENTO DO LITERÁRIO. ESTE ARTIGO PROPÕE DISCUTIR O PAPEL SOCIAL DO AUTOR NO PROCESSO DE DESMONTAGEM DO LITERÁRIO NO ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UTILIZANDO-SE DE ESPAÇOS VIRTUAIS PARA FAZER INTERSECÇÕES COM OUTROS CAMPOS DE SABERES ARTÍSTICO-CULTURAIS. ATRAVÉS DA ABORDAGEM DESCONSTRUTIVISTA, DERRIDA(2001;2014), ALICERÇADA  A TEORIA DA INTERSEMIOSE, BARTHES (2001) E  SOB O VIÉS DA CRÍTICA CULTURAL, SANTOS(2016), A LITERATURA AO ALIAR-SE A OUTROS SIGNOS, DE CERTA FORMA, COLOCA EM XEQUE O LUGAR DO AUTOR, POSSIBILITANDO O SURGIMENTO DO LEITOR-AUTOR(ARENA, 2009). NOS APROPRIAMOS DA DESMONTAGEM LITERÁRIA, AMORIM (2016), COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O LEITOR E O TEXTO, E, SIMULTANEAMENTE, INCENTIVAR A PRODUÇÃO AUTORAL ESTUDANTIL COMO UMA (RE)AÇÃO POLÍTICA-LITERÁRIA. A INSERÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NO AMBIENTE VIRTUAL COMO LEITOR-AUTOR, O SURGIMENTO DE UMA NOVA LÍNGUA LITERÁRIA A PARTIR DA DESMONTAGEM E BOM USO DOS ESPAÇOS VIRTUAIS PARA CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO LITERÁRIO SÃO ALGUNS RESULTADOS QUE PRETENDEMOS OBTER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DESMONTADA, AUTORIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, CULTURA DIGITAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID532_01092020135116.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "BETH"
    "autor_email" => "mrs.bamorim@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67858
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1313
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "A TRANSVALORAÇÃO DO SIGNO NO ENSINO DA LITERATURA EM REDE: QUEM É O AUTOR?"
    "resumo" => "O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NECESSITA DESPRENDER-SE DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS FECHADAS DE MANUAIS DIDÁTICOS E INVESTIR NA CRIATIVIDADE DO ESTUDANTE PARA ESCAPAR DO ENGESSAMENTO DO LITERÁRIO. ESTE ARTIGO PROPÕE DISCUTIR O PAPEL SOCIAL DO AUTOR NO PROCESSO DE DESMONTAGEM DO LITERÁRIO NO ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UTILIZANDO-SE DE ESPAÇOS VIRTUAIS PARA FAZER INTERSECÇÕES COM OUTROS CAMPOS DE SABERES ARTÍSTICO-CULTURAIS. ATRAVÉS DA ABORDAGEM DESCONSTRUTIVISTA, DERRIDA(2001;2014), ALICERÇADA  A TEORIA DA INTERSEMIOSE, BARTHES (2001) E  SOB O VIÉS DA CRÍTICA CULTURAL, SANTOS(2016), A LITERATURA AO ALIAR-SE A OUTROS SIGNOS, DE CERTA FORMA, COLOCA EM XEQUE O LUGAR DO AUTOR, POSSIBILITANDO O SURGIMENTO DO LEITOR-AUTOR(ARENA, 2009). NOS APROPRIAMOS DA DESMONTAGEM LITERÁRIA, AMORIM (2016), COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O LEITOR E O TEXTO, E, SIMULTANEAMENTE, INCENTIVAR A PRODUÇÃO AUTORAL ESTUDANTIL COMO UMA (RE)AÇÃO POLÍTICA-LITERÁRIA. A INSERÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NO AMBIENTE VIRTUAL COMO LEITOR-AUTOR, O SURGIMENTO DE UMA NOVA LÍNGUA LITERÁRIA A PARTIR DA DESMONTAGEM E BOM USO DOS ESPAÇOS VIRTUAIS PARA CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO LITERÁRIO SÃO ALGUNS RESULTADOS QUE PRETENDEMOS OBTER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DESMONTADA, AUTORIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, CULTURA DIGITAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID532_01092020135116.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "BETH"
    "autor_email" => "mrs.bamorim@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NECESSITA DESPRENDER-SE DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS FECHADAS DE MANUAIS DIDÁTICOS E INVESTIR NA CRIATIVIDADE DO ESTUDANTE PARA ESCAPAR DO ENGESSAMENTO DO LITERÁRIO. ESTE ARTIGO PROPÕE DISCUTIR O PAPEL SOCIAL DO AUTOR NO PROCESSO DE DESMONTAGEM DO LITERÁRIO NO ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UTILIZANDO-SE DE ESPAÇOS VIRTUAIS PARA FAZER INTERSECÇÕES COM OUTROS CAMPOS DE SABERES ARTÍSTICO-CULTURAIS. ATRAVÉS DA ABORDAGEM DESCONSTRUTIVISTA, DERRIDA(2001;2014), ALICERÇADA A TEORIA DA INTERSEMIOSE, BARTHES (2001) E SOB O VIÉS DA CRÍTICA CULTURAL, SANTOS(2016), A LITERATURA AO ALIAR-SE A OUTROS SIGNOS, DE CERTA FORMA, COLOCA EM XEQUE O LUGAR DO AUTOR, POSSIBILITANDO O SURGIMENTO DO LEITOR-AUTOR(ARENA, 2009). NOS APROPRIAMOS DA DESMONTAGEM LITERÁRIA, AMORIM (2016), COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O LEITOR E O TEXTO, E, SIMULTANEAMENTE, INCENTIVAR A PRODUÇÃO AUTORAL ESTUDANTIL COMO UMA (RE)AÇÃO POLÍTICA-LITERÁRIA. A INSERÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NO AMBIENTE VIRTUAL COMO LEITOR-AUTOR, O SURGIMENTO DE UMA NOVA LÍNGUA LITERÁRIA A PARTIR DA DESMONTAGEM E BOM USO DOS ESPAÇOS VIRTUAIS PARA CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO LITERÁRIO SÃO ALGUNS RESULTADOS QUE PRETENDEMOS OBTER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • dxcuj730

    https://vk.com/id786461632?w=wall786461632_696

    22/04/2023 19:29:44
  • nrite604

    <a href="https://bit.ly/human-design-medium ">human-design-medium</a>

    03/04/2023 12:04:03
  • Ação Solidária Batista de Iaçu

    Ficamos orgulhosos com a recepção da produção acadêmica de Elisabeth Amorim. Parabéns! 200 visualizações num texto acadêmico é motivo de muitos aplausos.

    28/04/2021 18:30:15
  • Claudia Farias

    Parabéns Beth Amorim, amo seus textos, pois me incentiva a ser sempre uma professora criativa e colaborativa! Deus continue te auxiliando mais e mais!

    03/01/2021 09:29:06
  • ELIANE AL.EIMEIDA

    Parabéns Elizabeth Amorim

    03/01/2021 00:31:41
  • ELIANE AL.EIMEIDA

    Parabéns Elizabeth Amorim

    03/01/2021 00:31:38
  • Rafaela Teixeira

    Texto com proposta pertinente. É preciso se reinventar para que essa nova geração de alunos sejam alcançados pela literatura de forma encantadora e envolvente. Parabéns Beth!

    13/12/2020 13:29:56
  • Lucas de Almeida Amorim

    Muito bom! Representando bem! Sucesso!

    07/12/2020 06:40:04
  • Alzira Maria de Amorim Neta Souza

    Parabéns Beth! Excelente texto, grande ajuda no nosso trabalho pedagógico !

    06/12/2020 00:09:21
  • Ação Solidária Batista de Iaçu

    Viva! Parabéns Beth Amorim¹.

    11/11/2020 20:55:49
  • Elisabeth Amorim

    Bacana.

    11/11/2020 20:16:09
  • Edmilson Nunes

    Parabéns, Elisabeth Amorim! Você nos representa, aqui na pequenina Iaçu -Bahia.

    11/11/2020 20:03:53

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.