ESTE ARTIGO ABORDA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETIVADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) E OBJETIVA ANALISAR AS ABORDAGENS TEÓRICAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS DO ESTADO DA PARAÍBA. PARA TANTO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO NO GOOGLE FORMS E O APLICAMOS VIA LINK ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS E CORREIOS ELETRÔNICOS DE DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO, O QUE CARACTERIZA NOSSO ESTUDO DE CASO, DO TIPO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. PARA MELHOR COMPREENDER OS DADOS OBTIDOS, UTILIZAMOS UMA LITERATURA QUE TRATA DAS TEORIAS CLÁSSICAS E MODERNAS DA APRENDIZAGEM E DE ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DO ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR EM QUESTÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA CERTA DIVERSIDADE DE PRÁTICAS RELACIONADAS PRINCIPALMENTE COM AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA E COGNITIVISTA, O QUE PODE SER INDICATIVO DE MUDANÇA DO PARADIGMA TRADICIONAL PARA OUTRAS PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DURANTE E PÓS PANDEMIA.