A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO É FRUTO DE DISCUSSÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DA IDADE MÉDIA. TENDO COMO OBJETIVO FUNDAMENTAR A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO APRESENTADA POR SANTO AGOSTINHO. PARA TAL OBJETIVO, BUSCAMOS EM SUAS OBRAS: A DOUTRINA CRISTÃ E DE MAGISTRO, QUE CONSTRUÇÃO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ O AUTOR DESENVOLVEU. AGOSTINHO BUSCOU EM SEUS ESCRITOS APRESENTAR UMA EDUCAÇÃO QUE AJUDARIA NA CONVERSÃO DAS PESSOAS, POIS, VIVEU EM UM TEMPO, DE INVASÕES BÁRBARAS, ONDE AS PESSOAS NÃO CONHECIAM A RELIGIÃO, TAMPOUCO TINHAM ACESSO À LEITURA. COMO CONVERTER SE AS PESSOAS NÃO TINHAM O CONTATO COM OS TEXTOS SAGRADOS? POR ISSO, A EDUCAÇÃO SERIA ESSENCIAL NESSE PROCESSO DE APRENDER A LIDAR COM A LEITURA E ESCRITOS SAGRADOS. TAMBÉM FUNDAMENTOU QUE O CONHECIMENTO INTELECTUAL VEM DE DEUS, DA ILUMINAÇÃO DIVINA, E, QUE O PROFESSOR É O MEDIADOR DESSE CONHECIMENTO. DEIXA-SE CLARO, QUE ESSA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ, DESENVOLVIDA POR SANTO AGOSTINHO FOI PENSADA EM UM DETERMINADO PERÍODO HISTÓRICO. PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO SEGUIMOS O PASSO METODOLÓGICO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA E, POSTERIORMENTE O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO. ESPERA-SE QUE O TRABALHO POSSA SERVIR PARA CONHECER E ENTENDER MELHOR A EDUCAÇÃO CRISTÃ DA IDADE MÉDIA.