ESTE ESTUDO ABORDA A RELEV?NCIA DOS PROFESSORES DIANTE DOS DESCRITORES DA AVALIA??O DO SAEPE, OBSERVANDO A AVALIA??O SE CUMPRI OS OBJETIVOS DESEJADOS A CADA ANO LETIVO, SE A ESCOLA ESTA CONTEMPLANDO AS MATRIZES CURRICULARES DOS DESCRITORES DA AVALIA??O SAEPE NA PR?TICA EDUCATIVA, E O QUE OS PROFESSORES FAZEM PARA ADAPTAREM-SE AS MATRIZES DE REFER?NCIA. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCA??O B?SICA. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, COMO COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTION?RIOS SEMIESTRUTURADO COM RESPOSTAS SUBJETIVAS E OBJETIVAS SOBRE A TEM?TICA. BUSCA POSS?VEIS INTERLOCU??ES COM AS PRODU??ES DE: AFONSO (2016), FREITAS (2014), HOFFMANN (2014), LIB?NEO (2015), LUCKESI (2015), PERRENOUD (2014), E ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS REVELAM QUE A AVALIA??O EM LARGA ESCALA TEM SIDO UTILIZADA ENQUANTO DISPOSITIVO DE REGULA??O EDUCACIONAL DIANTE DOS DESCRITORES VIVENCIADOS NA ROTINA ESCOLAR, CUJA PREOCUPA??O EST? FOCADA NO CONTROLE DOS RESULTADOS E N?O NOS PROCEDIMENTOS DI?RIOS DA AQUISI??O DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA DOS ANOS INICIAIS.