Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SURDO NO CURRÍCULO: ANÁLISE DA DISCIPLINA DE LIBRAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFCE CAMPUS CANINDÉ

Palavra-chaves: LIBRAS, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IFCE, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A EMENTA DA DISCIPLINA DE LIBRAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS CANINDÉ. TRATA-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM ANÁLISE EM NÚCLEOS TEMÁTICOS, DEFINIDOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA EMENTA. A PESQUISA APONTA PARA PRESENÇA MAJORITÁRIA DO NÚCLEO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, O QUE CONDIZ COM O PERFIL DO EGRESSO E COM AS DEMANDAS DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA, EM DETRIMENTO DOS DEMAIS NÚCLEOS TEMÁTICOS. O CURRÍCULO DO CURSO, PORTANTO, OFERECE AOS LICENCIANDOS A COMPREENSÃO GERAL, QUE CONVÉM AO CARÁTER INTRODUTÓRIO DO COMPONENTE CURRICULAR, DO SUJEITO SURDO E SUAS PARTICULARIDADES LINGUÍSTICAS, EDUCACIONAIS E IDENTITÁRIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.