ESTÃO ABORDADOS NESTAS LINHAS ATIVIDADES, CONTEXTOS E REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA FRENTE A UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PÚBLICA, UMA VEZ QUE É A PARTIR DESTA QUE OS DEMAIS PROFISSIONAIS DESSA FUNÇÃO, LOTADOS NAS UNIDADES ESCOLARES, SÃO ORIENTADOS E ACOMPANHADOS PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. O PRINCIPAL OBJETIVO AQUI É REFLETIR A PRÁTICA E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO LOTADO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME) FRENTE À REALIDADE A QUAL A ESCOLA PÚBLICA ESTÁ INSERIDA, PARA A REALIZAÇÃO DO QUE SERIA MELHOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO DE UMA CIDADE. O TEXTO ATRAVÉS DE SEUS REFERENCIAIS BUSCA EXPLICAR QUAIS AS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DESSE PROFISSIONAL, COMO SE DÁ SEU PROCESSO FORMATIVO, QUÃO RELEVANTE É SUA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO EDUCATIVA, E COMO FORMA DE EXEMPLIFICAÇÃO, VAI SENDO RELATADO UM POUCO DA EXPERIÊNCIA DA SME DO MUNICÍPIO DE PUREZA/RN, CONFRONTADA COM O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA TRAZ SOBRE ESSE TEMA. FOI UTILIZADO AQUI O MÉTODO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OBSERVATÓRIO, OS DADOS FORAM LEVANTADOS E DISCUTINDO DE FORMA QUALITATIVA. OS RESULTADOS APRESENTADOS SÃO RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA EM QUESTÃO, APRESENTANDO ALGUNS DESAFIOS VENCIDOS DENTRO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM NÍVEL DE REDE.