O DINAMISMO E A GRANDE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL, DESAFIA OS DOCENTES A ACOMPANHAR ESSA CRESCENTE. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TROUXE O ERA E O MAIS NOVO DESAFIO DE TORNAR O ENSINO A DISTÂNCIA SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO. NESTE ESTUDO ANALISOU-SE QUAIS FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NESSE PERÍODO DE ENSINO REMOTO, PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DISCUTINDO SOBRE QUAIS ASPECTOS PODEM SER RESTRITIVOS E LIMITANTES NESSA ABORDAGEM EDUCACIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 30 PROFESSORAS/ES ATUANTES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ, RESPONDENDO A UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 4 PERGUNTAS, QUE BUSCOU COMPREENDER A VIVÊNCIA METODOLÓGICA DURANTE O ERA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DO ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DO G-SUÍTE, WHATSAPP E YOUTUBE PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, FOI CONSTATADO TAMBÉM QUE ESTES UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E ESTÍMULOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA FORTALECER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. CONCLUI-SE QUE FATORES COMO FALTA DE ACESSO A INTERNET, FAZ COM QUE NEM TODOS OS ALUNOS PARTICIPEM DO PROCESSO DE ERA, ALÉM DISSO, VALE RESSALTAR QUE É NECESSÁRIA UMA URGENTE FORMAÇÃO DOCENTE ACERCA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.
PALAVRAS-CHAVE: ENSINO REMOTO. FERRAMENTAS DIGITAIS. TECNOLOGIAS