Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DOCENTES: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA ADAPTAR O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69279
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2483
    "inscrito_id" => 6693
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOCENTES: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA ADAPTAR O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => """
      O DINAMISMO E A GRANDE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL, DESAFIA OS DOCENTES A ACOMPANHAR ESSA CRESCENTE. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TROUXE O ERA E O MAIS NOVO DESAFIO DE TORNAR O ENSINO A DISTÂNCIA SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO. NESTE ESTUDO ANALISOU-SE QUAIS FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NESSE PERÍODO DE ENSINO REMOTO, PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DISCUTINDO SOBRE QUAIS ASPECTOS PODEM SER RESTRITIVOS E LIMITANTES NESSA ABORDAGEM EDUCACIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 30 PROFESSORAS/ES ATUANTES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ, RESPONDENDO A UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 4 PERGUNTAS, QUE BUSCOU COMPREENDER A VIVÊNCIA METODOLÓGICA DURANTE O ERA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DO ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DO G-SUÍTE, WHATSAPP E YOUTUBE PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, FOI CONSTATADO TAMBÉM QUE ESTES UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E ESTÍMULOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA FORTALECER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. CONCLUI-SE QUE FATORES COMO FALTA DE ACESSO A INTERNET, FAZ COM QUE NEM TODOS OS ALUNOS PARTICIPEM DO PROCESSO DE ERA, ALÉM DISSO, VALE RESSALTAR QUE É NECESSÁRIA UMA URGENTE FORMAÇÃO DOCENTE ACERCA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.\r\n
      \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ENSINO REMOTO. FERRAMENTAS DIGITAIS. TECNOLOGIAS
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6693_01102020141629.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANA DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LAIANA"
    "autor_email" => "laianasmedeiros18@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => "5f762b59cc59e_01102020_161745.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69279
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2483
    "inscrito_id" => 6693
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOCENTES: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA ADAPTAR O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => """
      O DINAMISMO E A GRANDE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL, DESAFIA OS DOCENTES A ACOMPANHAR ESSA CRESCENTE. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TROUXE O ERA E O MAIS NOVO DESAFIO DE TORNAR O ENSINO A DISTÂNCIA SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO. NESTE ESTUDO ANALISOU-SE QUAIS FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NESSE PERÍODO DE ENSINO REMOTO, PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DISCUTINDO SOBRE QUAIS ASPECTOS PODEM SER RESTRITIVOS E LIMITANTES NESSA ABORDAGEM EDUCACIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 30 PROFESSORAS/ES ATUANTES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ, RESPONDENDO A UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 4 PERGUNTAS, QUE BUSCOU COMPREENDER A VIVÊNCIA METODOLÓGICA DURANTE O ERA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DO ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DO G-SUÍTE, WHATSAPP E YOUTUBE PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, FOI CONSTATADO TAMBÉM QUE ESTES UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E ESTÍMULOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA FORTALECER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. CONCLUI-SE QUE FATORES COMO FALTA DE ACESSO A INTERNET, FAZ COM QUE NEM TODOS OS ALUNOS PARTICIPEM DO PROCESSO DE ERA, ALÉM DISSO, VALE RESSALTAR QUE É NECESSÁRIA UMA URGENTE FORMAÇÃO DOCENTE ACERCA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.\r\n
      \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ENSINO REMOTO. FERRAMENTAS DIGITAIS. TECNOLOGIAS
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6693_01102020141629.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANA DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LAIANA"
    "autor_email" => "laianasmedeiros18@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => "5f762b59cc59e_01102020_161745.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O DINAMISMO E A GRANDE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL, DESAFIA OS DOCENTES A ACOMPANHAR ESSA CRESCENTE. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TROUXE O ERA E O MAIS NOVO DESAFIO DE TORNAR O ENSINO A DISTÂNCIA SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO. NESTE ESTUDO ANALISOU-SE QUAIS FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NESSE PERÍODO DE ENSINO REMOTO, PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, DISCUTINDO SOBRE QUAIS ASPECTOS PODEM SER RESTRITIVOS E LIMITANTES NESSA ABORDAGEM EDUCACIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 30 PROFESSORAS/ES ATUANTES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO CENTRO SUL DO CEARÁ, RESPONDENDO A UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM 4 PERGUNTAS, QUE BUSCOU COMPREENDER A VIVÊNCIA METODOLÓGICA DURANTE O ERA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DO ESTUDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DO G-SUÍTE, WHATSAPP E YOUTUBE PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, FOI CONSTATADO TAMBÉM QUE ESTES UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E ESTÍMULOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO PARA FORTALECER O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. CONCLUI-SE QUE FATORES COMO FALTA DE ACESSO A INTERNET, FAZ COM QUE NEM TODOS OS ALUNOS PARTICIPEM DO PROCESSO DE ERA, ALÉM DISSO, VALE RESSALTAR QUE É NECESSÁRIA UMA URGENTE FORMAÇÃO DOCENTE ACERCA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. PALAVRAS-CHAVE: ENSINO REMOTO. FERRAMENTAS DIGITAIS. TECNOLOGIAS

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.