O TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA VEM SENDO ESTUDO DE PESQUISAS DECORRENTES NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, ISSO SE DÁ POR SUA FORTE PRESENÇA NO MEIO SOCIAL E PELA NECESSIDADE DE PROPORCIONAR A ESSAS FAMÍLIAS UM MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE O AUTISMO, PROVER MAIORES ESTÍMULOS E INTERVENÇÕES NO QUE TANGE OS CONTEXTOS DA SAÚDE, ESCOLA E COTIDIANO FAMILIAR. O TRABALHO OBJETIVOU PRINCIPALMENTE ANALISAR QUAIS OS IMPACTOS DO DIAGNÓSTICO TEA NAS FAMÍLIAS E COMO O PROJETO TEAMO-PICOS INFLUENCIA POSITIVAMENTE DENTRO DO AMBIENTE FAMILIAR. PELO MÉTODO QUALITATIVO E POR MEIO DE UMA COLETA DE DADOS FOI FEITO O QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, ENVIADO ÀS MÃES QUE FAZEM PARTE DO PROJETO TEAMO-PICOS E RETORNADO DE FORMA VIRTUAL, PREZANDO TAMBÉM UMA LIGAÇÃO TEÓRICA EMBASADO NA ABORDAGEM DE ALGUNS AUTORES COMO: WHITMAN (2015), FRANCO (2016), PINTO (ET AL. 2016) E LACERDA (2016) ENTRE OUTROS. ESSAS AÇÕES SÃO IMPORTANTES, POIS, GERAM MAIS RECEPTIVIDADE E ABREM PORTAS PARA QUE MÃES E A SOCIEDADE SEJAM CAPAZES DE TER UMA MAIOR COMPREENSÃO E RELEVÂNCIA NA PERCEPÇÃO DOS SINTOMAS, BEM COMO NA ACEITAÇÃO DO DIAGNÓSTICO, COM PRÁTICAS DE INCLUSÃO, LEVANDO AO DESENVOLVIMENTO PLENO DESSES INDIVÍDUOS. APÓS UMA ANÁLISE DOS DADOS E RESPOSTAS OBTIDAS ATRAVÉS DE DEPOIMENTOS, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA, TANTO PARA FAMÍLIAS QUANTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TEA. ASSIM, TEMOS QUE O PROJETO TEAMO-PICOS PROMOVEU UMA MAIOR ENTENDIMENTO E ENVOLVIMENTO DOS FAMILIARES, ALÉM DE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS.