ESTE ARTIGO SE CONSTITUI UM RECORTE TEÓRICO DE PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO. APRESENTAMOS POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO CONTEXTO DO CAMPO AO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO E ÀS PRÁTICAS DOS DOCENTES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO. DIALOGAMOS COM DIFERENTES AUTORES E DOCUMENTOS LEGAIS, PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO, DENTRE OS QUAIS BRANDÃO (2007), MELO (2019), OLIVEIRA (2012), SILVA E PASUCH (2010), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) (2018), DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (DCNEI) (2010) E ALGUMAS RESOLUÇÕES. O CAMPO É UM ESPAÇO DIVERSO E HETEROGÊNEO, MAS TAMBÉM É ÚNICO, POR CONTEMPLAR DIFERENTES FORMAS DE OCUPAÇÃO, CULTURAS E PRODUÇÕES MATERIAIS E IMATERIAIS. A EDUCAÇÃO INFANTIL É A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SUA IMPORTÂNCIA RESIDE NA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES VARIADAS QUE ARTICULEM O CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR COMO ELEMENTOS INDISSOLÚVEIS DA PRÁTICA DE TODOS OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PRÁTICA DOCENTE COMPREENDIDA COMO A AÇÃO INTENCIONALIZADA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA ENVOLVENDO O ENSINO DE CONTEÚDOS, ATITUDES E VALORES PROPOSTOS PELO CURRÍCULO, UTILIZANDO-SE DE METODOLOGIAS COERENTES E PRÁTICAS, ASSUME DIFERENTES NUANCES DEPENDENDO DA DEMANDA E DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A QUE SE DESTINA, ASSIM COMO TAMBÉM, AO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E GEOGRÁFICO ONDE ESTÁ LOCALIZADO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO DEVE CONTEMPLAR PRECIPUAMENTE OS ELEMENTOS DO CONTEXTO DO CAMPO, RESPEITANDO E VALORIZANDO A RIQUEZA DE POSSIBILIDADES QUE ESSE ESPAÇO E ESSAS POPULAÇÕES TÊM A OFERECER ÀS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE, AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO.