ESTE ESTUDO TEM COMO RESPALDO A FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELEVÂNCIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC. OS PASSOS METODOLÓGICOS ESTÃO ANCORADOS NOS SEGUINTES AUTORES: GATTI E BARRETO (2009), IMBERNÓN (2006, 2016), PIMENTA E LIMA (2017) ALÉM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2017), DENTRE OUTROS, QUE DIALOGAM ACERCA DA TEMÁTICA EM ESTUDO, POSTO QUE, A FORMAÇÃO DOCENTE PROPORCIONA OS SABERES E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O PROFESSOR MEDIAR SEU TRABALHO NA SALA DE AULA. ESTE ESTUDO, PORTANTO, NOS PROPORCIONOU COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE, NO QUE SE REFERE ÀS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESSÊNCIAS SOLICITADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DISPONIBILIZADA, TAMBÉM, PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.