ESTE ARTIGO TRATA DO CENÁRIO EDUCACIONAL ALAGOANO NO PERÍODO DE PANDEMIA. A PERGUNTA DE PESQUISA É: COMO AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS PUBLICADAS ON-LINE ESTÃO ABORDANDO A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO ALAGOANO? TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE COMO O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL ALAGOANO TEM SIDO ABORDADO NAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS PUBLICADAS ON-LINE, ESPECIFICAMENTE, EXPLICITAR AS MEDIDAS “RESOLUTIVAS” E ORIENTAÇÕES ADVINDAS DO SETOR EDUCACIONAL DO ESTADO, E DISCUTIR QUAIS SÃO OS IMPACTOS E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE NESTE PERÍODO E PÓS-PERÍODO PANDÊMICO, ASSIM COMO PENSAR A AFETIVIDADE DE PROFESSORES NO ATUAL CENÁRIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUALITATIVA. PARA TANTO, UTILIZOU-SE COMO PRODUÇÃO DE DADOS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE. A PLATAFORMA GOOGLE FOI UTILIZADA PARA REALIZAR AS BUSCAS ATRAVÉS DE 3 DESCRITORES, A SABER: EDUCAÇÃO, PANDEMIA, ALAGOAS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM O QUANTITATIVO DE 28 MATÉRIAS JORNALÍSTICAS NA ETAPA DE EXPLORAÇÃO DO MATERIAL, QUE FORAM PUBLICADAS ENTRE OS MESES DE MARÇO E 14 DE AGOSTO DE 2020. LOGO APÓS, A ETAPA DE REFINAMENTO RESULTOU EM UM QUANTITATIVO TOTAL DE 10 MATÉRIAS JORNALÍSTICAS PUBLICADAS, DANDO ENFOQUE NAS DE AGOSTO. PORTANTO, FORAM UTILIZADAS PARA A ANÁLISE FINAL, SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. DE INÍCIO, AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS APONTAM UM RESULTADO POSITIVO DIANTE DA PANDEMIA, PORÉM VÁRIAS DENUNCIAM A SITUAÇÃO ATUAL, COMO TEM OCORRIDO O FUNCIONAMENTO E DECISÕES RELACIONADAS AO CENÁRIO EDUCACIONAL. CONCLUI-SE QUE A PANDEMIA TEM GERADO AINDA MAIS INTERFERÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE, NOS ASPECTOS RELACIONADOS À AFETIVIDADE DE PROFESSORES, FRUSTRAÇÕES E ADOECIMENTO NO DECORRER DESSE PROCESSO.