O PRESENTE TRABALHO ABORDA A NECESSIDADE DE UM MAIOR APROFUNDAMENTO ACERCA DA EDUCAÇÃO NORTEADA PELOS PILARES DOS DIREITOS HUMANOS, EM QUE SE LEVEM EM CONSIDERAÇÃO AS DIFERENÇAS SÓCIO-CULTURAIS EXISTENTES NO PANORAMA ATUAL, COM UMA VISÃO MAIS ALARGADA SOBRE O QUE SE CHAMA DE INTERCULTURALIDADE, OBSERVANDO OS FUNDAMENTOS DA ÉTICA E DA ALTERIDADE, NA BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE VERDADEIRAMENTE CIDADÃ, EM QUE SE FORTALEÇA O RESPEITO À PESSOA HUMANA, INDEPENDENTE DA SUA CONDIÇÃO DE RAÇA, GÊNERO, ETNIA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A IGUALDADE SE FAZ, DENTRE OUTROS PRISMAS, NO RESPEITO À DIVERSIDADE. ASSIM, É IMPRESCINDÍVEL QUE O TEMA SEJA AMPLAMENTE DISCUTIDO, PARA QUE SE POSSA TER UM NOVO PENSAR E, CONSEQUENTEMENTE, UMA NOVA FORMA DE CONCRETIZAR AÇÕES, AÇÕES ESTAS QUE MERECEM SER GUIADAS POR UMA VERTENTE CIDADÃ, CAPAZES DE RESSIGNIFICAR AS CONJUNTURAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS E SOCIAIS VIGENTES.