Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS: UM ESTUDO SOBRE AS TEORIZAÇÕES DE STEPHEN BALL E MICHEL FOUCAULT

Palavra-chaves: STEPHEN BALL, MICHEL FOUCAULT, LIBERDADE INTELECTUAL, RELAÇÕES SABER-PODER, Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO CORRESPONDE A UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEM O OBJETIVO DE DEPREENDER APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS TEORIZAÇÕES DE STEPHEN BALL E MICHEL FOUCAULT. MAIS ESPECIFICAMENTE, EM RELAÇÃO A DOIS ASPECTOS: (A) QUANTO À FORMA DE EXERCER A LIBERDADE INTELECTUAL EM SUAS DISCUSSÕES/INVESTIGAÇÕES E (B) QUANTO ÀS RELAÇÕES DE SABER-PODER. PARA ISSO, BUSCA EM DIFERENTES OBRAS DOS AUTORES, CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE POSSAM APRESENTAR CONVERGÊNCIA E CONFLUÊNCIA. TRATA-SE DE UM OLHAR ENTRE OUTROS POSSÍVEIS PARA CONCEITOS TAIS COMO: SABER-PODER, REDES, SUBJETIVIDADES, MOBILIDADE E CUIDADO DE SI. A PARTIR DO CONCEITOS E EXCERTOS DISCUTIDOS, FOI POSSÍVEL DEPREENDER DIFERENTES APROXIMAÇÕES. EM RELAÇÃO À POSTURA INTELECTUAL, AMBOS ARROGAM PARA SI A LIBERDADE DE NÃO APONTAREM LIMITES OU DEFINIR UMA SÓ FORMA DE ANALISAR OS FENÔMENOS; ALÉM DE COMPREENDEREM SUAS TEORIAS COMO CAIXA DE FERRAMENTAS DISPONÍVEIS A OUTRAS INVESTIGAÇÕES. EM RELAÇÃO AO SABER-PODER, COMPREENDE-SE QUE SE APROXIMAM AO ANALISAR AS MOBILIDADES, AS REDES, LOCALIDADES, PARTICIPAÇÕES MULTIFACETADAS, AS MUDANÇAS DE IDENTIDADE/SUBJETIVIDADE E, AINDA, O EXERCÍCIO DO SUJEITO SOBRE SI MESMO; O CUIDADO DE SI.

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