SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE RORAINÓPOLIS-RR: ENTRE O PLANEJADO E O EXECUTADO
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SENDO QUE OS DADOS FORAM COLETADOS NO PLANO DE AEE DE CADA ALUNO E RESPECTIVOS RELATÓRIOS A PARTIR DA TÉCNICA DOCUMENTAL, E, POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO ÀS PROFESSORAS QUE ATUAM NA SRM. OS RESULTADOS APONTARAM DIVERGÊNCIAS QUE REPORTAM A UMA REFLEXÃO QUANTO A EFETIVA FINALIDADE DESTA POLÍTICA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL. FOI OBSERVADO QUE O PLANO DE AEE É CONSTRUÍDO A PARTIR DO QUE PRECONIZA A LEGISLAÇÃO, MAIS QUANDO DA SUA EXECUÇÃO SÃO MUITOS OS ENTRAVES, COMO: FALTA DE MATERIAIS E RECURSOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS, FALTA DE PARCERIAS PARA ACOMPANHAMENTO DO ALUNO EM OUTRAS ÁREAS COMO DA SAÚDE E SOCIAL; NÃO INTEGRAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DA SRM E DA SALA REGULAR, E, POUCA INTERAÇÃO COM A FAMÍLIA DOS ALUNOS. CONCLUI-SE QUE A PROPOSTA DA SRM E DO AEE SOBRETUDO PARA O ATENDIMENTO DOS PORTADORES DE DM, NA ESCOLA ESTUDADA, AINDA ESTÁ POR SE CONSOLIDAR POIS ESTÁ AQUÉM DE UMA POLÍTICA VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA." 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As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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