O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR DOIS CONTOS DO AUTOR MURILO RUBIÃO: “BÁRBARA” E “ELISA”, ENQUADRANDO-OS NA PERSPECTIVA DA LITERATURA FANTÁSTICA. UTILIZARAM-SE ALGUNS TEÓRICOS DO GÊNERO CONTO PARA COMPREENSÃO DA FORMA ESTRUTURAL DA NARRATIVA NA OBRA DO AUTOR, ALÉM DE NOÇÕES EM RELAÇÃO AO GÊNERO FANTÁSTICO, TAIS COMO AS ELABORADAS E SISTEMATIZADAS PELO TEÓRICO TZVETAN TODOROV. COM TAL O APORTE TEÓRICO E CONSIDERANDO A TEMÁTICA DOS CONTOS QUE PROBLEMATIZA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, OBJETIVOU-SE VERIFICAR A ESTRANHEZA DAS RELAÇÕES AFETIVAS ENTRE AS PERSONAGENS DOS CONTOS ANALISADOS. ASSIM, RESSALTOU-SE POR MEIO DA ANÁLISE COMO A LITERATURA DE MURILO RUBIÃO APREENDE SENTIMENTOS VÁRIOS, ASSIM COMO EXPÕE DESEJOS CONSTRUÍDOS PELAS PERSONAGENS PRINCIPAIS EM SUAS RELAÇÕES AFETIVAS, TORNANDO-OS MAIS INSTIGANTES QUANDO ANALISADOS PELA PERSPECTIVA DO UNIVERSO DO FANTÁSTICO. PARA TANTO, RECORREU-SE A ARRIGUCCI JR (1999), CORTÁZAR (1974) E GOTLIB (1985), ALÉM DE OUTROS, PARA APRESENTAR AS NOÇÕES TEÓRICAS UTILIZADAS E REALIZAR A LEITURA ANALÍTICA DOS CONTOS. DESSA FORMA, A LEITURA CRÍTICA, COMO PROPOSTA NO ARTIGO EM TELA, POSSIBILITA AO PROFESSOR DE LITERATURA MOMENTOS DE DISCUSSÃO QUE ROMPEM COM A BARREIRA DA LEITURA MECÂNICA E TECNICISTA (CONSIDERANDO APENAS ASPECTOS ESTRUTURALISTA OU HISTÓRICOS) E PERMITE A APROPRIAÇÃO PELOS LEITORES DOS SENTIDOS PROFUNDOS DO TEXTO, DE MANEIRA QUE POSSAM SE MOVER ENTRE A SUBJETIVIDADE E A OBJETIVIDADE QUE A LEITURA DA LITERATURA EXIGE.