OBJETIVOU-SE REFLETIR SOBRE OS ESTUDOS QUE ABORDAM A RELAÇÃO GESTÃO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA PARA A INSERÇÃO DOS INDIVÍDUOS NO MERCADO DE TRABALHO. PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, UTILIZOU-SE O MÉTODO DESCRITIVO COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO TÉCNICA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, O QUE POSSIBILITOU A ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO EM TRÊS EIXOS ASSIM DIVIDIDOS: AS AÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O MERCADO DE TRABALHO. VERIFICOU-SE QUE PARA ENTENDER A RELAÇÃO GESTÃO ESCOLAR, INCLUSÃO E MERCADO DE TRABALHO, É NECESSÁRIO COMPREENDER QUE O TERMO GESTÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL IMPLICA NA PARTICIPAÇÃO E NA RESPONSABILIDADE DE TODOS OS INDIVÍDUOS PELAS AÇÕES E RESULTADOS ESCOLARES, ISSO PELA REGÊNCIA DO GESTOR E SUA EQUIPE. LOGO A GESTÃO ESCOLAR ABRANGE TODAS AS QUESTÕES DA INSTITUIÇÃO, ENTRE ELAS ESTÁ A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUA FINALIDADE: EXERCÍCIO DA CIDADANIA E MERCADO DE TRABALHO. INFERE-SE QUE, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA HOJE É UM DIREITO QUE FOI ADQUIRIDO COM MUITAS LUTAS, MAS COM O AVANÇO NA LEI, DIREITOS COMO A EDUCAÇÃO FORAM GARANTIDOS E QUE ISSO É UMA CONSTANTE BUSCA NO TRABALHO DO BOM GESTOR ESCOLAR. O MERCADO DE TRABALHO É FOCO DA EDUCAÇÃO EM GERAL, E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NÃO É DIFERENTE, NESSE ARTIGO FORAM OBSERVADAS DE QUE FORMA INSTITUIÇÕES COMO A UEES YOLANDA MARTINS E SILVA NO PARÁ E ESCOLAS DE CURITIBA POR MEIO DO PROGRAMA EMPREGABILIDADE, TÊM REALIZADO ESSA INSERÇÃO, EXPERIÊNCIAS QUE TIVERAM ÊXITO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE MARCAM UM MODELO DE GESTÃO DE SUCESSO.