AO LONGO DA HISTÓRIA EDUCAÇÃO E TEATRO OCUPARAM LUGARES E POSSUÍRAM ELEMENTOS EM COMUM, CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO HISTÓRICA. NA EDUCAÇÃO REALIZADA EM COMUNIDADES OS GESTOS ENSINAVAM. NOS RITOS RELIGIOSOS, A ENCENAÇÃO E CORPORIFICAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES EDUCAVAM O ESPECTADOR. EDUCAÇÃO E TEATRO UTILIZARAM DE EXPERIÊNCIAS PARA PROVOCAR EXPERIÊNCIAS, COMPARTILHANDO INTERESSE NOS SABERES QUE AS EXPERIÊNCIAS PODEM PROVER. COM O TEMPO, ESTA RELAÇÃO TAMBÉM OCUPOU AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, ONDE ATÉ HOJE FICA EVIDENTE NO USO DE JOGOS TEATRAIS EM SALA DE AULA. COM O INTUITO DE APRESENTAR DIVERSOS PONTOS SOBRE A EXPERIÊNCIAS NO TEATRO E NA EDUCAÇÃO TRAGO AUTORES DESTES CAMPOS TEÓRICOS. DE UM LADO ESTUDIOSOS DO TEATRO, COMO VIOLA SPOLIN, BERTOLT BRECHT E MARGOT BERTHOLD, E DE OUTRO, AUTORES DO CAMPO TEÓRICO DA EDUCAÇÃO COMO JORGE LARROSA, WALTER BENJAMIN, EDWARD THOMPSON. SÃO TRAZIDOS NÃO PARA UM EMBATE TEÓRICO, MAS PARA ENCONTROS FORTUITOS A FIM DE APROFUNDAR A RELAÇÃO ENTRE TEATRO E EDUCAÇÃO.