TRATA-SE DE UM RECORTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA ENTRE 2015 E 2018 NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB) QUE OBJETIVAVA INVESTIGAR A CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DAS PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) NO CONTEXTO DA COMUNIDADE/ESCOLA DA ALDEIA I’TERAP, LOCALIZADA NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA. O ARTIGO INTENCIONA MOSTRAR, POR MEIO DE NARRATIVAS DE PESSOAS QUE VIVENCIARAM O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO AMAZÔNICA, EM ESPECIAL OS POVOS INDÍGENAS, AS MÚLTIPLAS TENSÕES ESTABELECIDAS ENTRE ESTAS POPULAÇÕES E AS DIVERSAS FRENTES DE OCUPAÇÃO. TRAGO MEMÓRIAS DE PROFESSORAS ARARA (KARO TAP) ARTICULADA A AUTORES QUE DISCORREM SOBRE O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA. PARA PENSAR O POVO ARARA (KARO TAP) EM MEIO AO PROCESSO HISTÓRICO COLONIZATÓRIO, BUSQUEI APOIO EM PESQUISADORES/AS LOCAIS E OUTROS QUE DE ALGUMA FORMA DESENVOLVERAM ESTUDOS SOBRE A ETNIA EM QUESTÃO. NA CONSTRUÇÃO DESTA ABORDAGEM TAMBÉM DESTACO A UTILIZAÇÃO DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS QUE REPRESENTAM A POSSIBILIDADE DE VERIFICAR ALGUNS ARGUMENTOS DISPONÍVEIS SOBRE A HISTÓRIA REGIONAL QUE CONTEMPLA A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS PRESENTES NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA.