O ARTIGO VISA ANALISAR O DESEMPENHO MÉDIO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS BRASILEIROS MATRICULADOS NA 3A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, GERADO PELA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB). O OBJETIVO PRETENDIDO É EXIBIR UM CENÁRIO DO DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS AVALIADOS, APRECIANDO A ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DO SAEB. A METODOLOGIA EMPREGADA NESTE TRABALHO É O ESTUDO DOS DADOS REFERENTES ÀS MÉDIAS EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS BRASILEIROS MATRICULADOS NA 3A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NAS DIFERENTES ESFERAS ADMINISTRATIVAS, CONTEMPLANDO A EDIÇÃO DO SAEB SUCEDIDA NO ANO DE 2017. OS RESULTADOS INDICAM QUE HÁ UMA DISCREPÂNCIA DE CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA ENTRE OS ESTUDANTES BRASILEIROS REGISTRADOS NA 3A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, OBSERVANDO AS DIVERSAS DEPENDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS. ALÉM DISSO, OS DADOS SUGEREM UMA SITUAÇÃO INSUFICIENTE DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA NOS ALUNOS AVALIADOS, CONFORME UMA CATEGORIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM ADOTADA.