O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO AVALIAR COMO É FEITA A APRESENTAÇÃO DO NÚMERO RACIONAL NO LIVRO DIDÁTICO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZADO NA MAIORIA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARAPIRACA – AL A PARTIR DO OLHAR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALIQUANTITATIVO, ANCORADA, DENTRE OUTROS, NOS PRESSUPOSTOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) E NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS, POR MEIO DA QUAL FOI REALIZADA A AVALIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, QUANTO ÀS REPRESENTAÇÕES, HOUVE UMA DIVERSIDADE NA EXPLORAÇÃO, DEIXANDO A DESEJAR AO QUE COMPETE ÀS REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICA E GRÁFICA. COM RELAÇÃO AOS TRATAMENTOS, É RELEVANTE SUA PRESENÇA, PRINCIPALMENTE NA UTILIZAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES FRACIONARIA E DECIMAL. NO CASO DAS CONVERSÕES, VERIFICA-SE QUE ALGUMAS SÃO APRESENTADAS, PORÉM É PRIORIZADO APENAS UM DOS DOIS SENTIDOS DE CONVERSÃO, HAVENDO A NECESSIDADE DE UMA MAIOR ARTICULAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES UTILIZANDO AMBOS OS SENTIDOS DAS CONVERSÕES. ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS PESQUISAS NA ÁREA, NORTEAR O TRABALHO DE AVALIAÇÃO E ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO E PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO POR PARTE DOS AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS, VISANDO UMA REFLEXÃO NO MODO COMO OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS SÃO APRESENTADOS.