DIALOGANDO COM A MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS SÓCIO-CULTURAIS PARA PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADOS
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O ARTIGO APRESENTA RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, OCORRIDO NO ANO DE 2019 NO 2º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – CORONEL HERVANO MACÊDO JÚNIOR DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ, ENVOLVENDO TODOS OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, CORROBORANDO PARA A RENOVAÇÃO METODOLÓGICA , ESTINGANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA HISTÓRIA, MÉTODOS, TÉCNICAS, CONSTRUÇÕES MATEMÁTICAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PESQUISA E INVESTIGAÇÃO. A FINALIDADE FOI OFERECER METODOLOGIAS ATIVAS ATRAVÉS ATIVIDADES E TEMAS GERADORES DE AUTORREFLEXÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA. A PROPOSTA FAZ UMA ADEQUAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR ÀS NOVAS TENDÊNCIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA, DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E SOCIOCULTURAL, A FIM DE PROMOVE UMA APRENDIZAGEM REFLEXIVA E PARTICIPATIVA, COM O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E RESPEITO ÀS ADVERSIDADES. O TRABALHO TEVE CARÁTER HISTÓRICO, INVESTIGATIVO E DESCRITIVO, SENDO ABORDADO EM QUATRO CATEGORIAS: I. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. 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