A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, COMO ÁREA ESPECÍFICA DO CONHECIMENTO, BUSCA A PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM VÁRIOS CONTEXTOS INTERDISCIPLINARES, ATRAVÉS DE PROPOSTAS E ESTRATÉGIAS DE TRABALHO PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ANALÍTICO, CRÍTICO, AUTÔNOMO E INVESTIGATIVO DOS ESTUDANTES, COM PERSPECTIVAS INOVADORAS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADOS. O ARTIGO APRESENTA RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, OCORRIDO NO ANO DE 2019 NO 2º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – CORONEL HERVANO MACÊDO JÚNIOR DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ, ENVOLVENDO TODOS OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, CORROBORANDO PARA A RENOVAÇÃO METODOLÓGICA , ESTINGANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA HISTÓRIA, MÉTODOS, TÉCNICAS, CONSTRUÇÕES MATEMÁTICAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PESQUISA E INVESTIGAÇÃO. A FINALIDADE FOI OFERECER METODOLOGIAS ATIVAS ATRAVÉS ATIVIDADES E TEMAS GERADORES DE AUTORREFLEXÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA. A PROPOSTA FAZ UMA ADEQUAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR ÀS NOVAS TENDÊNCIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA, DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E SOCIOCULTURAL, A FIM DE PROMOVE UMA APRENDIZAGEM REFLEXIVA E PARTICIPATIVA, COM O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E RESPEITO ÀS ADVERSIDADES. O TRABALHO TEVE CARÁTER HISTÓRICO, INVESTIGATIVO E DESCRITIVO, SENDO ABORDADO EM QUATRO CATEGORIAS: I. JOGOS MATEMÁTICOS, II. MATEMÁTICOS BRASILEIROS, III. PROBLEMAS DO MILÊNIO, IV. APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, ATRAVÉS DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO, CONSTRUÇÃO, ORALIDADE E DA ESCRITA. A CULMINÂNCIA OCORREU COM A APRESENTAÇÃO DE PÔSTER E COMUNICAÇÃO ORAL, VALIDADO ATRAVÉS DE CONCEITOS, PARTICIPAÇÃO E CRIATIVIDADE. POR FIM, OBSERVOU-SE POR MEIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, O INTERESSE, O COMPROMETIMENTO E A COMPREENSÃO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM.