ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). A PROBLEMÁTICA DECORREU DA CONDIÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA E DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES PARA LIDAR COM ESSE PÚBLICO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A PESQUISA FOI UM ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA QUALITATIVA. A PESQUISA DE CAMPO OCORREU EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PACAJUS – CEARÁ, TENDO COMO SUJEITOS UMA PROFESSORA E UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. COMO TÉCNICA DE PESQUISA, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS REGISTROS FORAM FEITOS ATRAVÉS DE GRAVAÇÃO E DIÁRIO DE CAMPO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE EXISTEM DIFICULDADES DE SOCIALIZAÇÃO E DE CONCENTRAÇÃO DO ALUNO COM DI, O QUE ACABA POR GERAR ATRASO E DIFICULDADES EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NO TOCANTE À PROFESSORA, ESSA ENFRENTA ALGUNS PROBLEMAS AO LECIONAR POR NÃO TER UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COMO TAMBÉM POR NÃO POSSUIR, EM SUA SALA DE AULA, UMA PROFESSORA AUXILIAR E/OU UMA CUIDADORA PARA TRABALHAR SEU ALUNO COM DI, O QUE ACABA PREJUDICANDO A APRENDIZAGEM DO ALUNO. CONCLUÍMOS, COM A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, QUE SÃO NECESSÁRIAS ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS E UMA FORMAÇÃO MAIS ESPECIALIZADA DOS EDUCADORES NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, QUE VISEM PROPORCIONAR AOS ALUNOS COM DI UMA EDUCAÇÃO COM TÉCNICAS MAIS ASSERTIVAS QUE PROPICIEM UMA APRENDIZAGEM EXITOSA.