ESTE TRABALHO SE ENQUADRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FAZENDO-SE O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI (SF) EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL. A PROBLEMÁTICA DA PESQUISA É A ESCASSEZ DE TRABALHOS QUE ENTRELACE SF E AVALIAÇÕES EXTERNAS NESSE AMBIENTE ESCOLAR, APRESENTANDO RELEVÂNCIA A PARTIR DO MOMENTO QUE GERA REFLEXÕES NA POSTURA DOCENTE NAS SESSÕES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS COM FOCO NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS. A PARTIR DISSO, O OBJETIVO DO TRABALHO É REFLETIR SOBRE O USO DA SF EM AULAS PAUTADAS NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS QUE CONTEMPLEM OS DESCRITORES CONTIDOS NO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE). PARA TANTO, UTILIZAMOS A PESQUISA-AÇÃO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA E A SF COMO METODOLOGIA DE ENSINO. POR FIM, PODE-SE CONSIDERAR QUE A MUDANÇA DE POSTURA DO PROFESSOR ACARRETOU A MUDANÇA DE POSTURA DOS ALUNOS NESTA PESQUISA, E A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS ELEMENTOS DA SF NOS CONTEXTOS DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA E NA EXECUÇÃO DO MESMO NA SESSÃO DIDÁTICA.