A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELÉM, ONDE SE INVESTIGA UMA FORMA DE SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, BEM COMO GARANTIR QUALIDADE NAS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS POR ESSES SUJEITOS NO AMBIENTE ESCOLAR, DANDO ÊNFASE AO CASO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA (USUÁRIA DE CADEIRA DE RODAS), A QUAL APRESENTA COMPROMETIMENTO NA APRENDIZAGEM E FRAGILIDADES NA AUTOESTIMA. FOI REALIZADA UMA AÇÃO ARTICULADA ENTRE A PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E OS PROFESSORES DE INFORMÁTICA; BIBLIOTECA E SALAS COMUNS DO ENSINO REGULAR, UTILIZANDO O FILME “CORDAS” PARA DESENVOLVER ATIVIDADES CRIATIVAS COM ALUNOS DO 1º ANO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS REGISTROS DA PESQUISA COMPÕEM: OBSERVAÇÕES EM DIÁRIO DE BORDO; FOTOGRAFIAS; GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO; ILUSTRAÇÕES E ESCRITOS DOS ALUNOS. ESSE MATERIAL FOI SUBMETIDO À ANÁLISE INTERPRETATIVA, SEGUNDO DIRETRIZES METODOLÓGICAS DE ANTÔNIO SEVERINO. CONFORME O PRISMA DOS ESTUDIOSOS: LEV VYGOTSKY; ALBERTINA MARTÍNEZ; GONZÁLEZ REY E ROSITA CARVALHO CONSTATOU-SE QUE O TRABALHO COLABORATIVO É ESSENCIAL PARA FOMENTAR A SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NÃO SOMENTE PARA A INCLUSÃO, MAS PARA QUALQUER TEMA QUE SE DESEJE EXPLORAR NESTE AMBIENTE. EMBORA SEJA EVIDENTE QUE ESSAS AÇÕES PRECISAM SER CONSTANTES NA ESCOLA PARA QUE DE FATO CONTRIBUAM PARA A VALORIZAÇÃO, A TOLERÂNCIA E O RESPEITO À DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ESTABELECIDAS POR TODOS, INCLUSIVE PROMOVENDO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA AUTOESTIMA E BEM-ESTAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. CONCLUIU-SE QUE ESSA AÇÃO REPERCUTIU POSITIVAMENTE AO DESCONSTRUIR AS BARREIRAS ATITUDINAIS QUE IMPEDEM A EFETIVA INCLUSÃO.