O ARTIGO ANALISOU A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NA OPORTUNIDADE DA PESQUISA, BUSCAMOS IDENTIFICAR DE QUE FORMA A AFETIVIDADE PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; DESTACAR OS BENEFÍCIOS QUE COMPROVEM A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE INSERIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; DISCUTIR SOBRE A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DESCRITIVA DE CARÁTER QUALITATIVO, CUJO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI O QUESTIONÁRIO, APLICADO A 10 PROFESSORAS EFETIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE LECIONAM HÁ CINCO ANOS NOS NÍVEIS DE BERÇÁRIO, MATERNAL I E MATERNAL II EM UMA CRECHE LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SURUBIM-PE. PROCURAMOS CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS BEM COMO VERIFICAR A RELEVÂNCIA DA MESMA INCORPORADA À PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA A EFETIVAÇÃO DESTE TRABALHO, UTILIZAMOS DE REFLEXÕES DE DIVERSOS AUTORES COMO ALMEIDA, BOCK, CHALITA, MAHONEY, PAULA E OLIVEIRA, ENTRE OUTROS, QUE CONSIDERAM A AFETIVIDADE UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA. COMO RESULTADO, HOUVE INDICATIVO DE QUE OS PROFESSORES TÊM CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PODENDO SER UM INSTRUMENTO VALIOSO DA APRENDIZAGEM QUE O PROFESSOR PODERÁ ALIAR A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, JÁ QUE A AFETIVIDADE É CAPAZ DE FAVORECER A CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO NAS SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PERCEBENDO-SE QUE A FAMÍLIA E A ESCOLA PRECISAM TER CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO QUE TEM O AFETO NA VIDA DE UMA CRIANÇA.