SABEMOS QUE DESDE A DÉCADA DE 1980 MUITOS PESQUISADORES SE OCUPAM DE QUESTÕES PERTINENTES AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PERSCRUTANDO ASPECTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS, LINGUÍSTICOS, PSICOLINGUÍSTICOS, SOCIOLINGUÍSTICOS, DISCURSIVOS, SOCIOINTERACIONISTAS, ENTRE OUTROS, PESQUISADORES BUSCAM COMPREENDER DIFERENTES ASPECTOS DESTE COMPLEXO FENÔMENO, MULTIDIMENSIONAL, QUE, DESDE ENTÃO, NOS IMPÕE UMA ANÁLISE AMPLA, PERMANENTE E REFINADA. CONSIDERANDO ESSE PERCURSO DE PESQUISAS, O PRESENTE ARTIGO, DE CUNHO TEÓRICO, RESGATANDO ESTUDOS ANTERIORES SOBRE A ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO ACADÊMICO, DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO MESTRADO, SE ORGANIZA, INICIALMENTE, A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DE BREVE LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. NA SEQUÊNCIA, DESTACA A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO FREIREANO DE ALFABETIZAÇÃO E, POR FIM, BUSCA, À LUZ DO LEGADO FREIREANO, REFLETIR SOBRE AS CONTRAPOSIÇÕES DE SENTIDOS E CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ATUAL PANORAMA DO DISCURSO ACADÊMICO BRASILEIRO.