A LEITURA É FUNDAMENTAL E INDISPENSÁVEL EM NOSSO DIA-A-DIA, PORTANTO DEVEMOS DISCUTIR E ANALISAR AS QUESTÕES QUE A ENVOLVEM. PENSANDO NISSO, APRESENTAMOS NESSE TRABALHO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO LEITORA DE NARRATIVAS FICCIONAIS – COMPLEIN QUE TEM COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR COMO ESTÁ O PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA DOS DISCENTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA QUE TAL OBJETIVO FOSSE ATINGINDO, FIZEMOS USO DE UMA PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS E UM REFERENCIAL TEÓRICO QUE PERPASSA, DENTRE OUTROS, POR AUTORES COMO: PONTES (2012) PARA DISCUTIR SOBRE FORMAÇÃO LEITORA, ECO (1986), PARA DEBATERMOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA LEITURA LITERÁRIA, E FREIRE (2011) E NÓVOA (1992) PARA ARGUMENTARMOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NOS MOSTRAM NÚMEROS PREOCUPANTES, UMA VEZ QUE A PESQUISA SE REALIZA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUARÃO, EM SUA GRANDE MAIORIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE NOS LEVA A REFLETIRMOS SOBRE O NÍVEL DE APRENDIZAGEM RELACIONADA À FORMAÇÃO LEITORA DOS FUTUROS PROFESSORES QUE NOS APRESENTA COM LACUNAS.