ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E A INSERÇÃO E USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA (SILVA; LIMA; SOUZA, 2019), REFLETINDO A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA (LIMA E SILVA, 2019); . A GESTÃO ESCOLAR (ALMEIDA E ALONSO, 2007; LÜCK, 2000, 2006; BANCOVSKY, 2008) PRECISA TER UM PAPEL ARTICULADOR, INTEGRANDO OS ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E PEDAGÓGICOS (ALONSO, 2002) E CRIANDO, ASSIM, UM AMBIENTE PROPÍCIO AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. A GESTÃO DEMOCRÁTICA (LÜCK, 1998; SCHNECKENBERG, 2000), APESAR DE SER UMA EXIGÊNCIA LEGAL, CONTINUA SENDO UM DESAFIO PARA OS GESTORES ESCOLARES. A GESTÃO ESCOLAR PRECISA COORDENAR A ESCOLA COM UMA VISÃO DO TODO, PROCURANDO OUVIR AS DIFERENTES OPINIÕES E CONSIDERANDO CADA PARTE COMO IMPORTANTE INTEGRANTE DESSE TODO (ALONSO, 2003; BANCOVSKY, 2008; LÜCK, 2006). A ÁREA EDUCACIONAL TEM SIDO UMA DAS ÁREAS MAIS FAVORECIDAS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS, VISTAS COMO UM MEIO POTENCIALIZADOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO, AJUDANDO NA INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ENRIQUECENDO TODO O FAZER PEDAGÓGICO (SILVA; LIMA; SOUZA, 2019; SILVA E ALMEIDA, 2011; ALMEIDA, 2002, 2006; PERRENOUD, 2000; ARRUDA, 2012; SOUSA, 2009).