APRESENTAREMOS ALGUMAS CONCEPÇÕES QUE PERMEIAM O ESTUDO DA CULTURA VISUAL PERPASSANDO PELA IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS NA COLABORAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, UNINDO A ESSAS DISCUSSÕES SABERES QUE CARACTERIZAM E CONCEITUAM A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE E QUE CONSIDERA TODAS AS INFORMAÇÕES PLAUSÍVEIS AO ENTENDIMENTO DA SOCIEDADE PÓS-MODERNA NA QUAL ESTAMOS INSERIDOS. PARTINDO POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO A ANÁLISE DE TEXTOS E RODAS DE CONVERSA COMO DISPOSITIVOS DIALOGAREMOS COM IDEIAS DE SARDELICH (2006), GOMES (2012), LÉVY (2010) E CASTILHO (2011), ONDE TRAREMOS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE CULTURA VISUAL, LEITURA E PRODUÇÃO FAZENDO UMA ASSOCIAÇÃO DESSAS IDEIAS COM O PROJETO DE PESQUISA QUE ESTÁ EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ABRAÇA O TEMA VOLTADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, ATRAVÉS DA ANÁLISE TEXTUAL DESCRITIVA. RESSALTAREMOS TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS AO FAZER PEDAGÓGICO NA ATUALIDADE.