O CENÁRIO DE MUDANÇA DA EDUCAÇÃO VEM SE CONCRETIZANDO COM O AVANÇO ACELERADO DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS ESCOLAS. ALÉM DISSO, AS METODOLOGIAS DE APRENDIZADO ESTÃO A CADA DIA SE ADEQUANDO ÀS NOVAS REALIDADES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. A EDUCAÇÃO 4.0 JÁ É UMA REALIDADE E SEUS DESAFIOS NO SÉCULO XXI ESTÃO VINCULADOS À EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0, QUE IMPÕE NOVAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, PARA TAIS DEMANDAS EXIGE-SE TAMBÉM UMA METODOLOGIA QUE APRESENTE UMA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE OS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA STEAM PROPÕE UMA INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARIA, ARTES E MATEMÁTICA AS QUAIS PODEM SER ENSINADAS DE FORMA TRANSVERSAL E NÃO FRAGMENTADA. BASEADOS NESSAS CONCEPÇÕES ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AMPLIAR AS DISCUSSÕES E CONCEPÇÕES DESSA NOVA METODOLOGIA RELACIONADA A EDUCAÇÃO 4.0, A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DOS TEMAS E TAMBÉM ANALISAR COMO ESSAS NOVAS PROPOSTAS ESTÃO SENDO TRATADAS NOS PRINCIPAIS EVENTOS NO ÂMBITO EDUCACIONAL. FORAM ANALISADOS OS ANAIS E ATAS DE QUATRO EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS. OBSERVOU-SE ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA QUE APESAR DO EXTENSO NÚMERO DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DESSES EVENTOS, HÁ UMA CARÊNCIA DE ARTIGOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS ENVOLVENDO AS TEMÁTICAS EDUCAÇÃO 4.0 E METODOLOGIA STEAM.