O PRESENTE ARTIGO ABORDA A ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NOS MOLDES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, SOBRE OS SABERES CULTURAIS, DESENVOLVIDA COM EDUCANDOS INDÍGENAS DE UM CURSO DE ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA EM RORAIMA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O ESTUDO DE CASO COM OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA COM A INTENÇÃO DE COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DAS CONSTRUÇÕES HABITACIONAIS INDÍGENAS. O OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DE TÉCNICAS CONSTRUTIVAS, AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E SUSTENTÁVEIS DA COMUNIDADE E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. OS DADOS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS DA ATIVIDADE FORAM OBTIDOS PELA OBSERVAÇÃO E NARRATIVA DE UM SUJEITO DA PESQUISA. DURANTE AS INVESTIGAÇÕES, VERIFICOU-SE A RELEVÂNCIA DO TRABALHO COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS INDÍGENAS, DENOMINADO AJURI. RESSALTARAM-SE OS CONHECIMENTOS DO PERÍODO APROPRIADO E O MANEJO ADEQUADO DE MATERIAL ECOLÓGICO LOCAL EMPREGADO NAS MORADIAS EDIFICADAS. OS SABERES PRÁTICOS DE CONSTRUÇÃO DAS CASAS INDÍGENAS, ENVOLVIDOS NA PESQUISA, PODEM SER USADOS COMO UMA ESTRATÉGIA DE CONHECIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO, QUE POR MEIO DA INTERAÇÃO PODE RESULTAR EM UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.