O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA E DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL I, CONSIDERANDO AS HABILIDADES DE MOTRICIDADE FINA E GLOBAL, EQUILÍBRIO, ESQUEMA CORPORAL, LATERALIDADE E ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E O DESEMPENHO ESCOLAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA E EXPLORATÓRIA, DESENVOLVIDA DE MANEIRA TRANSVERSAL. OS PARTICIPANTES FORAM 55 CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 8 E 9 ANOS MATRICULADOS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU/PR. A AMOSTRA FOI DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS, O GRUPO 1 FORMADO POR 22 CRIANÇAS QUE NÃO APRESENTARAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA DE AMBOS OS SEXOS E O GRUPO 2 CONSTITUÍDO DE 33 ALUNOS DE AMBOS OS SEXOS COM DIFICULDADE NA ESCRITA. PARA COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO O MANUAL DE DESEMPENHO ESCOLAR –MDE E A ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR (EDM). A ANÁLISE FOI REALIZADA POR MEIO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA E DO TESTE T STUDENT PARA AMOSTRAS INDEPENDENTES. A PARTIR DESSE ESTUDO CONSTATOU-SE QUE NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA (P=0,2) NO DESENVOLVIMENTO MOTOR ENTRE OS GRUPOS ANALISADOS. ENTRETANTO FORAM IDENTIFICADOS ALGUNS ESCOLARES COM INDICATIVO DE DIFICULDADES MOTORAS EM AMBOS OS GRUPOS, APRESENTANDO NÍVEL INFERIOR E NORMAL BAIXO NO EDM. DURANTE A PESQUISA OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE INVESTIGAÇÃO DE OUTRAS VARIÁVEIS QUE PODEM TER INTERFERIDO NOS RESULTADOS, TAIS COMO AS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E OS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS