INTRODUÇÃO: AS AÇÕES EDUCATIVAS EM LUGARES NÃO ESCOLARES SÃO INDISPENSÁVEIS PARA A AQUISIÇÃO DE
CONHECIMENTOS, AS DOENÇAS HIPERTENSIVAS TEM GRANDE PREVALÊNCIA EM TODO O MUNDO, IDOSOS ESTÃO MAIS
PREDISPOSTOS A DOENÇA DEVIDO A FATORES DA PRÓPRIA IDADE E PELA VULNERABILIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS.
OBJETIVO: ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
(HAS). METODOLOGIA: ESTUDO DO TIPO REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, REALIZADO ATRAVÉS DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM
SAÚDE, COM A BUSCA DE ARTIGOS NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO E BDENF, ENTRE OS ANOS DE 2006 A 2019.
UTILIZOU-SE OS DESCRITORES: HIPERTENSÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, PRESSÃO ARTERIAL, IDOSO.
COMBINADOS COM O OPERADOR BOLEANO “AND”. A PESQUISA OCORREU EM AGOSTO DE 2019. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:
ABORDAGEM DA REFERIDA TEMÁTICA, MENCIONANDO A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA
IDOSOS QUE SOFREM DE HAS, ESCRITOS EM PORTUGUÊS E INGLÊS. COMO CRITÉRIO DE EXCLUSÃO: DUPLICIDADE DE ESTUDOS
NAS BASES DE DADOS E INDISPONIBILIDADE NA ÍNTEGRA. ASSIM A AMOSTRA INICIAL CONTOU COM 42 ARTIGOS, SELECIONANDO
21 PARA DISCUSSÃO. RESULTADOS: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS COM HAS, CONTRIBUEM PARA A
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE, JUNTO COM O COMPROMETIMENTO DA EQUIPE E ADESÃO ATRAVÉS DO ENSINO E
HUMANIZAÇÃO. CONCLUSÃO: AS INFORMAÇÕES QUE SÃO TRANSMITIDAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACABAM
GERANDO INTERAÇÃO ENTRE OS IDOSOS E AINDA ACABA FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO, DA ATENÇÃO, DO
INTERESSE EM REALIZAR AS PRÁTICAS QUE FORAM ORIENTADAS COM O APRENDIZADO CONTRIBUINDO COM O CONTROLE DA
DOENÇA.