O TEXTO QUE APRESENTAMOS É UM RECORTE DE UMA INVESTIGAÇÃO MAIS AMPLA DESENVOLVIDA PELO PRIMEIRO
AUTOR PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM COORDENAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR PELO INSTITUTO DE PESQUISA
VALE DO ACARAÚ (IVA). NOSSOS REFERENCIAIS ENTRELAÇAM ARGUMENTOS A FAVOR DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE
TODOS E SUA OFERTA OBRIGATÓRIA GARANTIDA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988; O MODELO DE EDUCAÇÃO
VOLTADO ÀS POPULAÇÕES DA ZONA RURAL (EDUCAÇÃO DO CAMPO) BASEADO PRINCIPALMENTE NA CONSTITUIÇÃO DE
TURMAS HETEROGÊNEAS, CONHECIDAS COMO ‘TURMAS MULTISSERIADAS’. ABORDAMOS AS DIFICULDADES E
POTENCIALIDADES DO MODELO PARA A PRÁTICA DOCENTE E NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR VOLTADA
PARA SUPRIR AS DISTINTAS NECESSIDADES DAS TURMAS MULTISSERIADAS. OS RESULTADOS QUE SÃO DISCUTIDOS FORAM
OBTIDOS A PARTIR DE DADOS COLETADOS POR QUESTIONÁRIO JUNTO A PROFESSORAS COM EXPERIÊNCIA EM TURMAS
MULTISSERIADAS, EXPLICITANDO SIGNIFICADOS INTERPRETATIVOS E, AO FINAL, APRESENTAMOS PONDERAÇÕES E
SUGESTÕES DE MODO A CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA GESTÃO E AÇÃO DOCENTE NESTA REALIDADE.