Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO RURAL, REALIDADE EDUCACIONAL, ATUAÇÃO DOCENTE, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS E-book GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

O TEXTO QUE APRESENTAMOS É UM RECORTE DE UMA INVESTIGAÇÃO MAIS AMPLA DESENVOLVIDA PELO PRIMEIRO AUTOR PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM COORDENAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR PELO INSTITUTO DE PESQUISA VALE DO ACARAÚ (IVA). NOSSOS REFERENCIAIS ENTRELAÇAM ARGUMENTOS A FAVOR DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS E SUA OFERTA OBRIGATÓRIA GARANTIDA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988; O MODELO DE EDUCAÇÃO VOLTADO ÀS POPULAÇÕES DA ZONA RURAL (EDUCAÇÃO DO CAMPO) BASEADO PRINCIPALMENTE NA CONSTITUIÇÃO DE TURMAS HETEROGÊNEAS, CONHECIDAS COMO ‘TURMAS MULTISSERIADAS’. ABORDAMOS AS DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DO MODELO PARA A PRÁTICA DOCENTE E NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR VOLTADA PARA SUPRIR AS DISTINTAS NECESSIDADES DAS TURMAS MULTISSERIADAS. OS RESULTADOS QUE SÃO DISCUTIDOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE DADOS COLETADOS POR QUESTIONÁRIO JUNTO A PROFESSORAS COM EXPERIÊNCIA EM TURMAS MULTISSERIADAS, EXPLICITANDO SIGNIFICADOS INTERPRETATIVOS E, AO FINAL, APRESENTAMOS PONDERAÇÕES E SUGESTÕES DE MODO A CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA GESTÃO E AÇÃO DOCENTE NESTA REALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.