UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM A ELEVAÇÃO QUALITATIVA DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS,
PERPASSA POR UMA COMPREENSÃO AMPLA E MULTIDIMENSIONAL DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO. ASSIM, O OBJETIVO
DESSE TRABALHO CONSISTE EM DISCUTIR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE
MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESPECIFICAMENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA.
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA ABORDAGEM QUALITATIVA OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM QUINZE
ESTUDANTES QUE ESTÃO CURSANDO A SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE REDE PRIVADA, LOCALIZADA
NA PARTE ALTA DA CIDADE DE MACEIÓ/AL. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI A CONSTRUÇÃO
DE MAPAS MENTAIS SOBRE OS FILOS DOS INVERTEBRADOS, TRABALHADOS NO SEGUNDO E TERCEIRO BIMESTRE DA
DISCIPLINA DE BIOLOGIA. AS DISCUSSÕES POSTERIORES SERÃO BASEADAS NAS CONCEPÇÕES DOS DISCENTES ACERCA
DESSA FERRAMENTA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. ASSIM, CABE A NÓS
ENQUANTO PROFESSORES BUSCARMOS ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTOS DOS EDUCANDOS EM SUAS MÁXIMAS POSSIBILIDADES E PRINCIPALMENTE COMPROMETIDAS
COM A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS NOSSOS EDUCANDOS.