ESTE TRABALHO, BASEADO NO MÉTODO BIBLIOGRÁFICO E NO MÉTODO COMPARATIVO, ADOTA COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL PARA SE PENSAR A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA NO ENSINO DE TEATRO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS OBRAS PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE FREIRE, PUBLICADA NO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ EM 1974 E A OBRA TEATRO DO OPRIMIDO, DE BOAL, PUBLICADA EM 1975. COMO APORTE TEÓRICO, RESSALTAM-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE CANDA (2010/2012), MARTINS ET. AL., 2015, MOSTAÇO (1983), NUNES (2004), TEIXEIRA (2007), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A OBRA DE FREIRE E BOAL, CUJA DISCUSSÃO ESTÁ CENTRADA NA LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS A PARTIR DE UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA CENTRADA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS SUJEITOS ACERCA DA LUTA DE CLASSES, DAS FORMAS DE OPRESSÃO DO CAPITALISMO E DA SUA PRÓPRIA CONDIÇÃO ENQUANTO SUJEITO. POR SUA VEZ, O TEATRO DE ARENA E TEATRO-FÓRUM, CONFORME PROPÔS BOAL, APRESENTAM-SE COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE TEATRO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA, CENTRADA NA RUPTURA DA EDUCAÇÃO BANCÁRIA, DA REPRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E DA ALIENAÇÃO DOS SUJEITOS.