O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA TORNOU-SE, NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, UMA DAS ÁREAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA MAIS INVESTIGADAS NO ÂMBITO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR OS RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO E PESQUISA, DESENVOLVIDO NO ANO DE 2018, JUNTO A LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB/CAMPUS IV), PELO PROGRAMA DE LICENCIATURA (PROLICEN). FOI APLICADO UM CONJUNTO DE CINCO ATIVIDADES DIDÁTICAS QUE EVOLVIAM CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS ESTUDADOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A SABER A SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS. O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FOI BASEADO EM ESTUDOS SOBRE AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, TEXTOS QUE TRATAM DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, LIVROS QUE ABORDAM DO ESTUDO FORMAL DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA, ESTUDADA NO ENSINO SUPERIOR, PUBLICAÇÕES SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ALÉM DOS TRABALHOS ESPECÍFICOS SOBRE A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DIDÁTICA DA GEOMETRIA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS ATIVIDADES COLABORARAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO CRÍTICA DA ABORDAGEM DO ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, POR PARTE DOS LICENCIANDOS.