ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL PROFESSORA RONILZA CORDEIRO AFONSO DIAS, QUE OBJETIVA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. A RELEVÂNCIA TRATA-SE DAS INTERAÇÕES E ÀS BRINCADEIRAS. PARTINDO DISTO, ESTE ARTIGO TRAZ AINDA RELATOS QUE REVELAM O QUANTO AS CRIANÇAS DESENVOLVEM E CRIAM VÍNCULOS ESSENCIAIS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO HUMANO. ALÉM DE EVIDENCIAR A NECESSIDADE DE SE FORMAR EDUCADORES QUE SEJAM ACIMA DE QUALQUER SITUAÇÃO MEROS RECEPCIONISTAS E ESTEJAM PREPARADOS PARA UTILIZAR A BRINCADEIRA DA FORMA SIGNIFICATIVA COMO PROPOSTA DE DESPERTAR POTENCIAL POSSÍVEL DE CADA CRIANÇA. ASSIM É NECESSÁRIO COMPREENDER QUE O PROCESSO EDUCACIONAL É DINÂMICO E ESTÁ SEMPRE EM MOVIMENTO; FAZENDO- SE NECESSÁRIO COM QUE O EDUCADOR INFANTIL ESTEJA ABERTO A ESTAR BUSCANDO AMPLIAR A SUA PRÁTICA, E ASSIM QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA SUA PRÁXIS. PARA UM BOM PROFESSOR É PRECISO ESTÁ EM DIMENSÕES QUE ENVOLVEM SUAS QUALIDADES EMOCIONAIS, POLÍTICAS, ÉTICAS, REFLEXIVAS E CRÍTICAS, SOBRETUDO AS QUE ENVOLVAM O CARÁTER DO SABER SIGNIFICATIVO COMO PROPOSTA DE DESENVOLVER DE FORMA INTEGRAL AS CRIANÇAS.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCADEIRAS, DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, FORMAÇÃO CONTINUADA.