O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A REALIZAÇÃO DE SESSÕES DIDÁTICAS COM O CONTEÚDO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS À LUZ DA METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA FEDATHI (SF), UMA PROPOSTA METODOLÓGICA FOCADA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR QUE BUSCA FAZER DO ALUNO UM INVESTIGADOR, FAZENDO PESQUISA E ADQUIRINDO O SABER EM MATEMÁTICA SEGUINDO OS PASSOS DE UM MATEMÁTICO. O TRABALHO METODOLOGICAMENTE CONSISTIU DE UMA REVISÃO INICIAL DE LITERATURA SEGUIDA DE ATIVIDADE PRÁTICA DO CONTEÚDO COM USO DE MATERIAL CONCRETO, EM QUE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM EQUIPES PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DA ALTURA DE UM DOS COQUEIROS DO PÁTIO DA ESCOLA. SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DA SF, PRIMEIRAMENTE FOI RETOMADA A DEFINIÇÃO DE SEMELHANÇA DE FIGURAS, EM PARTICULAR DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, PARA LOGO ADENTRAR NA PRIMEIRA ETAPA DA SF: A TOMADA DE POSIÇÃO, EM QUE SE APRESENTOU A SITUAÇÃO PROBLEMA A SER RESOLVIDA. NA SEGUNDA ETAPA: MATURAÇÃO, AS EQUIPES ORGANIZARAM-SE PARA DISCUTIR POSSIBILIDADES DE RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E OBTENÇÃO DE DADOS. NA TERCEIRA ETAPA: SOLUÇÃO, OS ALUNOS, DE POSSE DOS DADOS COLETADOS, PARTIRAM PARA A RESOLUÇÃO ALGÉBRICA E OBTENÇÃO DA POSSÍVEL ALTURA DO COQUEIRO E FINALMENTE, DE POSSE DOS RESULTADOS APRESENTADOS, SEGUIU-SE A QUARTA ETAPA DA SF: A PROVA, ONDE O PROFESSOR UTILIZA OS RESULTADOS OBTIDOS E GENERALIZA A SOLUÇÃO PARA OUTRAS SITUAÇÕES PROBLEMA. CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS PUDERAM VERIFICAR COMO UTILIZAR ESSE CONHECIMENTO PARA SOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO PRÁTICA E QUE PODE AUXILIÁ-LOS NA RESOLUÇÃO DE OUTRAS SITUAÇÕES PROBLEMA QUE APRESENTEM CONTEXTOS SIMILARES