A UNIVERSIDADE É UM ESPAÇO ACADÊMICO-SOCIAL QUE TEM POR DEVER GARANTIR ACESSO AOS CONHECIMENTOS HISTÓRICO-CULTURAIS A TODAS AS PESSOAS, PORTANTO, AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS SÃO RECURSOS E SERVIÇOS QUE PROPORCIONAM HABILIDADES FUNCIONAIS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PROMOVENDO PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA, INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO VINHA SENDO UTILIZADAS AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) NA PERCEPÇÃO DAS BIBLIOTECÁRIAS QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM ESSES USUÁRIOS. NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE REVISÃO DE LITERATURA E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. OS PARTICIPANTES FORAM 3 BIBLIOTECÁRIAS DO SETOR DE REFERÊNCIA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADA. OS RESULTADOS REVELAM QUE A SITUAÇÃO ATUAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMA SE ENCONTRA POUCO FAVORÁVEL, VISTO A EXISTÊNCIA DE FALHAS EM RELAÇÃO À ACESSIBILIDADE PLENA. AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS PRECISAM DISPOR DE TECNOLOGIA ASSISTIVA VISANDO A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, AUTONOMIA E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.