ESTE TRABALHO BUSCOU MOSTRAR A INFLUÊNCIA E RELEVÂNCIA QUE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA TEM NA TOMADA DE DECISÕES DOS BRASILEIROS. ASSIM, FORAM DISCUTIDAS AS NOÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, FINANÇAS PESSOAIS E TOMADAS DE DECISÕES. A TOMADA DE DECISÕES NÃO É ALGO QUE ESTÁ PRESENTE APENAS EM AMBIENTES EMPRESARIAIS, MAS TAMBÉM NA VIVÊNCIA COTIDIANA DE CADA INDIVÍDUO (PESSOA FÍSICA). DE MODO GERAL, AS PESSOAS LIDAM COM ESCOLHAS DIARIAMENTE, DESSE MODO, VALE DESTACAR A DIMENSÃO QUE ABRANGE OS ASPECTOS INERENTES A FINANÇAS PESSOAIS. NESSE CONTEXTO, FORAM IDENTIFICADAS CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE O QUE SERIA UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. À VISTA DISSO, ESTA PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE COMPREENDER O IMPACTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS TOMADAS DE DECISÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA, COM ÊNFASE, NA NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA OU UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA O CONHECIMENTO FINANCEIRO. PARA ISSO, ESTA PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DESCRITIVA, UMA VEZ QUE FORAM APRESENTADOS DADOS E ESTATÍSTICAS DE PESQUISAS QUE EVIDENCIAM COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DAS DÍVIDAS E O CONTROLE DAS FINANÇAS DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS. ADEMAIS, FOI VISTO QUE MUITOS BRASILEIROS NÃO POUPAM NEM INVESTEM SEU DINHEIRO PERMITINDO O SEU ENDIVIDAMENTO GERANDO A INADIMPLÊNCIA. LOGO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE EXISTE UMA NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR UMA PROPOSTA EDUCATIVA, COMO OFICINAS, QUE PERMITAM O APRENDIZADO SOBRE TÓPICOS REFERENTES À MATEMÁTICA FINANCEIRA, DE MODO QUE OS EDUCANDOS POSSAM APLICÁ-LA EM SUA VIDA EXTRAESCOLAR.