O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM ESTADO DA ARTE SOBRE A TÉCNICA DE CLOZE E A COMPREENSÃO LEITORA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL NA ÚLTIMA DÉCADA, COMPREENDENDO O RECORTE TEMPORAL DE 2008-2018. PARA SUA COMPOSIÇÃO, UTILIZAMO-NOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE TRÊS FONTES DE PESQUISA: OS ANAIS DAS REUNIÕES ANUAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), ARTIGOS E DOSSIÊS DA REVISTA LEITURA: TEORIA & PRÁTICA E TESES DE DOUTORADO E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO PRESENTES NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. NOSSO INTUITO É SABER O QUE VEM SENDO PESQUISADO SOBRE A TEMÁTICA ENTRE NOSSOS PARES, PARA ISSO, O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO PERPASSA, DENTRE OUTROS, POR AUTORES COMO ROMANOWSKI E ENS (2006) E FERREIRA (2002) PARA APRESENTARMOS CONCEITO E CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM UM ESTADO DA ARTE E SANTOS, BORUCHOVITCH E OLIVEIRA (2009) QUE DISCUTEM SOBRE A TÉCNICA DE CLOZE. OS RESULTADOS FRUTOS DESSA PESQUISA NOS MOSTRAM QUE AINDA SÃO POUCOS OS TRABALHOS QUE DISCUTEM ESSA TEMÁTICA NAS FONTES AQUI CONSIDERADAS, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA NOSSA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA PROPAGAÇÃO E DISCUSSÕES ACERCA DO UNIVERSO QUE ENVOLVE A TÉCNICA DE CLOZE.