O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) REQUER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM ATENDER ÀS NECESSIDADES DE UM PÚBLICO DIVERSIFICADO, DENTRE ELES, OS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR COMO OS JOGOS EDUCATIVOS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS COGNITIVO, SOCIAL E AFETIVO DE ALUNOS DO AEE. PARA TANTO, BASEADOS EM AUTORES COMO KISHIMOTO E RAU ESTE ESTUDO, DE CARÁTER QUALITATIVO, DO TIPO PESQUISA PARTICIPANTE, FOI REALIZADO COM CINCO ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA DE 10 A 13 ANOS QUE FREQUENTAM O AEE DA APAE BELÉM. A OBTENÇÃO DOS DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DURANTE AS ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM OS JOGOS, COM REGISTROS EM DIÁRIOS DE CAMPO, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E GRAVAÇÕES EM ÁUDIOS. ALGUNS RESULTADOS PERMITIRAM OBSERVAR QUE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS, POSSIBILITOU MAIOR SOCIALIZAÇÃO, CRIATIVIDADE, PARTICIPAÇÃO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DENTRE OUTROS ASPECTOS QUE PERMITEM COMPREENDER OS JOGOS EDUCATIVOS COMO FUNDAMENTAIS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIATIVAS NO AEE, CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE INCLUSÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS.