O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO UTILIZADA PELOS ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. EM DECORRÊNCIA AO OBJETO DE ESTUDO CARACTERIZAMOS A PESQUISA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BUSCANDO INTERPRETAR O FENÔMENO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. ALÉM DISSO, ESTA PESQUISA TEM UM CARÁTER EXPLORATÓRIO, POIS TEM COMO OBJETIVO FAMILIARIZAR-SE COM UM ASSUNTO AINDA POUCO CONHECIDO E EXPLORADO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM OITO ESTUDANTES DO REFERIDO CURSO, QUE RESPONDERAM UM INSTRUMENTO CONTENDO CINCO QUESTÕES VOLTADAS AOS ESTUDANTES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PARTIR DOS REGISTROS, PERCEBEMOS ALGUMAS DIFICULDADES QUE OS PARTICIPANTES TIVERAM, AO TENTAR VÁRIAS FORMAS PARA CHEGAR AO RESULTADO. CONCLUÍMOS QUE PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO SE DESENVOLVER, É PRECISO POSSIBILITAR SITUAÇÕES EM QUE OS ALUNOS POSSAM MANIFESTAR ESSE PENSAMENTO, CONSIDERANDO AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E PROBLEMATIZADORAS, POSSUINDO REGULARIDADES E PADRÕES A SEREM OBSERVADOS.