O PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TEM SIDO REPLETO DE TENSÕES E DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DAS DIFERENÇAS. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988 E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL -LDB 9394/96 FALA-NOS QUE, APRENDER DEVE SER UM DIREITO DE TODOS, INDISTINTAMENTE. SACRISTÁN (2000) NOS DIZ QUE, UMA ESCOLA DESCOMPROMETIDA COM O APRENDER DE TODOS OS SEUS ESTUDANTES TRAZ UMA PROPOSTA IRREAL DE EDUCAÇÃO. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR DE FORMA REFLEXIVA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TENDO EM VISTA AS TENSÕES E OS DESAFIOS EXISTENTES NESSE CENÁRIO DE FORMAÇÃO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, RECORRENDO A AUTORES COMO GODÓI, GALASSO E MIOSSO (2008), JIMÉNEZ (1997), MAZZOTA (2005) ENTRE OUTROS. OS ESTUDOS REVELARAM, QUE É PRECISO ACREDITAR E REALIMENTAR A PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA ABERTA À DIFERENCIAÇÃO, À DIVERSIDADE E À INCLUSÃO, EM QUE TODOS OS ESTUDANTES POSSAM CONSTRUIR, APROPRIAR-SE E COMPARTILHAR SABERES SEM RESERVAS. ENFIM, AS PESQUISAS INDICARAM QUE, AS TENSÕES E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ESTÃO ENTRELAÇADOS A UMA REDE DE RESSIGNIFICAÇÃO NO PENSAR E DE AGIR, COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO DAS DIFERENÇAS EM QUE AS LIMITAÇÕES, NÃO SEJAM ACOMPANHADAS DE EVENTUAIS ESTIGMAS A ELAS ASSOCIADAS. MAS QUE SEJA PERCEBIDA COMO POSSIBILIDADES DE DESCOLAMENTOS E AÇÕES, EM QUE A ESCOLA SE CONFIGURE COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A TODOS OS ENVOLVIDOS.