Artigo VI CONEDU - Vol 2

E-books

ISBN: 978-65-86901-09-2

NIVELAMENTO ESCOLAR DE MATEMÁTICA APLICADO A DISCENTES INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, NIVELAMENTO, ENSINO, , E-book GT 13 - Educação Matemática
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 65470
    "edicao_id" => 126
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 8538
    "titulo" => "NIVELAMENTO ESCOLAR DE MATEMÁTICA APLICADO A DISCENTES INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTA DE UM PROJETO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA APLICADO COM ESTUDANTES INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ARIQUEMES. ESTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVO REVISAR OS ASSUNTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUPRIR DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES ORIUNDOS DESSE SEGMENTO, DE MODO A PROPORCIONAR MELHOR EMBASAMENTO CONCEITUAL PARA O PROSSEGUIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEUS RESPECTIVOS CURSOS, ALÉM DE MINIMIZAR OS INDICADORES DE EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR. OS ENCONTROS OCORRERAM SEMANALMENTE NOS DIAS DE FOLGA DE CADA CURSO, DURANTE O PERÍODO MATUTINO, DIVIDIDO EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRAMENTE INTERCORRIA O REFORÇO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DA SÉRIE POR PARTE DOS MONITORES, EM SEGUIDA A EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDO DETERMINADO PREVIAMENTE PELOS PROFESSORES DO PROJETO E, FINALIZANDO, REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS COM AUXÍLIO DOS MONITORES. OS RESULTADOS FORAM AVALIADOS POR MEIO DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA, ONDE SE PODE OBSERVAR A DIMINUIÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DE 37,% EM 2017 PARA 36,45% EM 2018, ASSIM COMO OS ÍNDICES DE RETENÇÃO QUE REDUZIRAM CONSIDERAVELMENTE DE 15,85% PARA 1,97%. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES APONTARAM QUE SE SENTIRAM MAIS SEGUROS E APRESENTARAM MAIOR FACILIDADE NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. CONCLUI-SE QUE, COM A CONTINUIDADE DESTE PROJETO, ALÉM DE MINIMIZAR A CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA BÁSICA, SUA CONSOLIDAÇÃO, POSSA TRAZER BENEFÍCIOS EM LONGO PRAZO COMO INDICADORES DE CONCLUSÃO DE CADA CICLO NA INSTITUIÇÃO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, NIVELAMENTO, ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8538_01102019231508.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:45:50"
    "updated_at" => "2020-06-19 11:14:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA HAETINGER FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FURTADO"
    "autor_email" => "julihfurtado21@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vi-conedu---vol-2"
    "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 2"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e856d055_29062020172645.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 65470
    "edicao_id" => 126
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 8538
    "titulo" => "NIVELAMENTO ESCOLAR DE MATEMÁTICA APLICADO A DISCENTES INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTA DE UM PROJETO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA APLICADO COM ESTUDANTES INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ARIQUEMES. ESTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVO REVISAR OS ASSUNTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUPRIR DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES ORIUNDOS DESSE SEGMENTO, DE MODO A PROPORCIONAR MELHOR EMBASAMENTO CONCEITUAL PARA O PROSSEGUIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEUS RESPECTIVOS CURSOS, ALÉM DE MINIMIZAR OS INDICADORES DE EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR. OS ENCONTROS OCORRERAM SEMANALMENTE NOS DIAS DE FOLGA DE CADA CURSO, DURANTE O PERÍODO MATUTINO, DIVIDIDO EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRAMENTE INTERCORRIA O REFORÇO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DA SÉRIE POR PARTE DOS MONITORES, EM SEGUIDA A EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDO DETERMINADO PREVIAMENTE PELOS PROFESSORES DO PROJETO E, FINALIZANDO, REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS COM AUXÍLIO DOS MONITORES. OS RESULTADOS FORAM AVALIADOS POR MEIO DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA, ONDE SE PODE OBSERVAR A DIMINUIÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DE 37,% EM 2017 PARA 36,45% EM 2018, ASSIM COMO OS ÍNDICES DE RETENÇÃO QUE REDUZIRAM CONSIDERAVELMENTE DE 15,85% PARA 1,97%. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES APONTARAM QUE SE SENTIRAM MAIS SEGUROS E APRESENTARAM MAIOR FACILIDADE NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. CONCLUI-SE QUE, COM A CONTINUIDADE DESTE PROJETO, ALÉM DE MINIMIZAR A CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA BÁSICA, SUA CONSOLIDAÇÃO, POSSA TRAZER BENEFÍCIOS EM LONGO PRAZO COMO INDICADORES DE CONCLUSÃO DE CADA CICLO NA INSTITUIÇÃO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, NIVELAMENTO, ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8538_01102019231508.pdf"
    "created_at" => "2020-06-12 14:45:50"
    "updated_at" => "2020-06-19 11:14:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA HAETINGER FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FURTADO"
    "autor_email" => "julihfurtado21@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vi-conedu---vol-2"
    "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 2"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e856d055_29062020172645.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 126
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conedu---vol-2"
        "nome" => "VI CONEDU - Vol 2"
        "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e856d055_29062020172645.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-10-24"
        "final_evento" => "2019-10-26"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:42:08"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:07:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 126
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conedu---vol-2"
        "nome" => "VI CONEDU - Vol 2"
        "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e856d055_29062020172645.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-10-24"
        "final_evento" => "2019-10-26"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-12 14:42:08"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:07:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 55
                "edicao_id" => 126
                "codigo" => "978-65-86901-09-2"
                "capa" => "5ef5f5b70d278_26062020101847.jpg"
                "titulo" => "VI CONEDU - Vol 2"
                "prefacio" => """
                  <strong>Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; A colet&acirc;nea &ldquo;Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas&rdquo;, publicada em 3 volumes, re&uacute;ne artigos vinculados &agrave;s tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. A publica&ccedil;&atilde;o est&aacute; pautada na discuss&atilde;o sobre os aspectos relacionados &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o passando pela educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, o ensino superior e a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Os &iacute;ndices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esfor&ccedil;os em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, h&aacute; ainda muito que se fazer para al&eacute;m de manter as crian&ccedil;as nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espa&ccedil;o de aprendizagem, implica somente numa presen&ccedil;a f&iacute;sica, onde o aluno n&atilde;o v&ecirc; sentido no fazer pedag&oacute;gico. Neste cen&aacute;rio, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avalia&ccedil;&atilde;o em diferentes segmentos da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;A avalia&ccedil;&atilde;o envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os par&acirc;metros das avalia&ccedil;&otilde;es em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avalia&ccedil;&atilde;o qualificada da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o direcionando a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. As discuss&otilde;es est&atilde;o situadas em torno dos instrumentos, processos e implica&ccedil;&otilde;es que a avalia&ccedil;&atilde;o tem para os sujeitos, os &iacute;ndices e a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avalia&ccedil;&atilde;o serve para apontar a insufici&ecirc;ncia de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos s&atilde;o postos a servi&ccedil;o de apontar a n&atilde;o-qualidade educacional, a partir de seus resultados num&eacute;ricos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Novos direcionamentos para pensar a avalia&ccedil;&atilde;o podem pautar-se, por exemplo, em estrat&eacute;gias colaborativas em que a qualidade n&atilde;o esteja expressa exclusivamente em n&uacute;meros, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem at&eacute; a chegada &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o. &Eacute; igualmente necess&aacute;rio, pensar em sistema que direcione as pr&aacute;ticas docentes para um fazer pedag&oacute;gico, que assuma um compromisso com a revis&atilde;o de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das intera&ccedil;&otilde;es entre os sujeitos escolares.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As m&uacute;ltiplas possibilidades, de alinharmos avalia&ccedil;&atilde;o e fazer docente, s&atilde;o apresentadas nos tr&ecirc;s volumes que comp&otilde;em a colet&acirc;nea, origin&aacute;ria das contribui&ccedil;&otilde;es dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os artigos que comp&otilde;em cada volume destacam, tamb&eacute;m, a import&acirc;ncia do protagonismo docente para a melhoria das pr&aacute;ticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que &eacute; pela forma&ccedil;&atilde;o de recursos humanos, com vis&atilde;o cr&iacute;tica e reflexiva, que poderemos alcan&ccedil;ar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publica&ccedil;&atilde;o aproxime as produ&ccedil;&otilde;es de profissionais de diferentes institui&ccedil;&otilde;es do pa&iacute;s e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n
                  Coordenadora do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Paula Almeida de Castro"
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  La&eacute;rcia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "5efb12ad871bf_30062020072341.pdf"
                "arquivo" => "150720201648_E-BOOK-2--VI-CONEDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:07:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 55
                "edicao_id" => 126
                "codigo" => "978-65-86901-09-2"
                "capa" => "5ef5f5b70d278_26062020101847.jpg"
                "titulo" => "VI CONEDU - Vol 2"
                "prefacio" => """
                  <strong>Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; A colet&acirc;nea &ldquo;Avalia&ccedil;&atilde;o: Processos e Pol&iacute;ticas&rdquo;, publicada em 3 volumes, re&uacute;ne artigos vinculados &agrave;s tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. A publica&ccedil;&atilde;o est&aacute; pautada na discuss&atilde;o sobre os aspectos relacionados &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o passando pela educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, o ensino superior e a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Os &iacute;ndices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esfor&ccedil;os em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, h&aacute; ainda muito que se fazer para al&eacute;m de manter as crian&ccedil;as nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espa&ccedil;o de aprendizagem, implica somente numa presen&ccedil;a f&iacute;sica, onde o aluno n&atilde;o v&ecirc; sentido no fazer pedag&oacute;gico. Neste cen&aacute;rio, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avalia&ccedil;&atilde;o em diferentes segmentos da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; &nbsp;A avalia&ccedil;&atilde;o envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os par&acirc;metros das avalia&ccedil;&otilde;es em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avalia&ccedil;&atilde;o qualificada da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o direcionando a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. As discuss&otilde;es est&atilde;o situadas em torno dos instrumentos, processos e implica&ccedil;&otilde;es que a avalia&ccedil;&atilde;o tem para os sujeitos, os &iacute;ndices e a produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avalia&ccedil;&atilde;o serve para apontar a insufici&ecirc;ncia de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos s&atilde;o postos a servi&ccedil;o de apontar a n&atilde;o-qualidade educacional, a partir de seus resultados num&eacute;ricos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp; Novos direcionamentos para pensar a avalia&ccedil;&atilde;o podem pautar-se, por exemplo, em estrat&eacute;gias colaborativas em que a qualidade n&atilde;o esteja expressa exclusivamente em n&uacute;meros, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem at&eacute; a chegada &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o. &Eacute; igualmente necess&aacute;rio, pensar em sistema que direcione as pr&aacute;ticas docentes para um fazer pedag&oacute;gico, que assuma um compromisso com a revis&atilde;o de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das intera&ccedil;&otilde;es entre os sujeitos escolares.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;As m&uacute;ltiplas possibilidades, de alinharmos avalia&ccedil;&atilde;o e fazer docente, s&atilde;o apresentadas nos tr&ecirc;s volumes que comp&otilde;em a colet&acirc;nea, origin&aacute;ria das contribui&ccedil;&otilde;es dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Forma&ccedil;&atilde;o de Professores; Did&aacute;tica e Curr&iacute;culo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-Raciais; G&ecirc;nero, Sexualidade e Educa&ccedil;&atilde;o; Inclus&atilde;o, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educa&ccedil;&atilde;o de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 &eacute; composto pelas contribui&ccedil;&otilde;es dos grupos de trabalho Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o; Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica; Ensino de l&iacute;nguas; Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o; Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e Educa&ccedil;&atilde;o Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas tem&aacute;ticas dos grupos de trabalho Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; Ensino de Ci&ecirc;ncias; Ensino e suas intersec&ccedil;&otilde;es; Educa&ccedil;&atilde;o Emocional; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o e Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os artigos que comp&otilde;em cada volume destacam, tamb&eacute;m, a import&acirc;ncia do protagonismo docente para a melhoria das pr&aacute;ticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que &eacute; pela forma&ccedil;&atilde;o de recursos humanos, com vis&atilde;o cr&iacute;tica e reflexiva, que poderemos alcan&ccedil;ar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publica&ccedil;&atilde;o aproxime as produ&ccedil;&otilde;es de profissionais de diferentes institui&ccedil;&otilde;es do pa&iacute;s e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n
                  Coordenadora do Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "Paula Almeida de Castro"
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  La&eacute;rcia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "5efb12ad871bf_30062020072341.pdf"
                "arquivo" => "150720201648_E-BOOK-2--VI-CONEDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:07:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO RESULTA DE UM PROJETO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA APLICADO COM ESTUDANTES INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ARIQUEMES. ESTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVO REVISAR OS ASSUNTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUPRIR DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES ORIUNDOS DESSE SEGMENTO, DE MODO A PROPORCIONAR MELHOR EMBASAMENTO CONCEITUAL PARA O PROSSEGUIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEUS RESPECTIVOS CURSOS, ALÉM DE MINIMIZAR OS INDICADORES DE EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR. OS ENCONTROS OCORRERAM SEMANALMENTE NOS DIAS DE FOLGA DE CADA CURSO, DURANTE O PERÍODO MATUTINO, DIVIDIDO EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRAMENTE INTERCORRIA O REFORÇO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DA SÉRIE POR PARTE DOS MONITORES, EM SEGUIDA A EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDO DETERMINADO PREVIAMENTE PELOS PROFESSORES DO PROJETO E, FINALIZANDO, REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS COM AUXÍLIO DOS MONITORES. OS RESULTADOS FORAM AVALIADOS POR MEIO DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA, ONDE SE PODE OBSERVAR A DIMINUIÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DE 37,% EM 2017 PARA 36,45% EM 2018, ASSIM COMO OS ÍNDICES DE RETENÇÃO QUE REDUZIRAM CONSIDERAVELMENTE DE 15,85% PARA 1,97%. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES APONTARAM QUE SE SENTIRAM MAIS SEGUROS E APRESENTARAM MAIOR FACILIDADE NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. CONCLUI-SE QUE, COM A CONTINUIDADE DESTE PROJETO, ALÉM DE MINIMIZAR A CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA BÁSICA, SUA CONSOLIDAÇÃO, POSSA TRAZER BENEFÍCIOS EM LONGO PRAZO COMO INDICADORES DE CONCLUSÃO DE CADA CICLO NA INSTITUIÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.