ESTE ARTIGO RESULTA DE UM PROJETO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA APLICADO COM ESTUDANTES INGRESSANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ARIQUEMES. ESTE PROJETO TEVE COMO OBJETIVO REVISAR OS ASSUNTOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUPRIR DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DISCENTES ORIUNDOS DESSE SEGMENTO, DE MODO A PROPORCIONAR MELHOR EMBASAMENTO CONCEITUAL PARA O PROSSEGUIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEUS RESPECTIVOS CURSOS, ALÉM DE MINIMIZAR OS INDICADORES DE EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR. OS ENCONTROS OCORRERAM SEMANALMENTE NOS DIAS DE FOLGA DE CADA CURSO, DURANTE O PERÍODO MATUTINO, DIVIDIDO EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRAMENTE INTERCORRIA O REFORÇO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DA SÉRIE POR PARTE DOS MONITORES, EM SEGUIDA A EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDO DETERMINADO PREVIAMENTE PELOS PROFESSORES DO PROJETO E, FINALIZANDO, REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS COM AUXÍLIO DOS MONITORES. OS RESULTADOS FORAM AVALIADOS POR MEIO DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA, ONDE SE PODE OBSERVAR A DIMINUIÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DE 37,% EM 2017 PARA 36,45% EM 2018, ASSIM COMO OS ÍNDICES DE RETENÇÃO QUE REDUZIRAM CONSIDERAVELMENTE DE 15,85% PARA 1,97%. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES APONTARAM QUE SE SENTIRAM MAIS SEGUROS E APRESENTARAM MAIOR FACILIDADE NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. CONCLUI-SE QUE, COM A CONTINUIDADE DESTE PROJETO, ALÉM DE MINIMIZAR A CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA BÁSICA, SUA CONSOLIDAÇÃO, POSSA TRAZER BENEFÍCIOS EM LONGO PRAZO COMO INDICADORES DE CONCLUSÃO DE CADA CICLO NA INSTITUIÇÃO.