ESTE ARTIGO TRAZ UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ENTRE 2009 E 2018. A NOSSA HIPÓTESE É QUE A DISCIPLINA PODE FIGURAR COMO IMPORTANTE FONTE DE CONCEITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO NO INTERIOR DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, VISTO QUE ORIENTA TANTO NA PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA SUGERIDO QUANTO NA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA EM QUESTÃO. METODOLOGICAMENTE, AS TEMÁTICAS DAS REDAÇÕES FORAM EXAMINADAS SEGUNDO QUATRO CRITÉRIOS, GERANDO UM RICO MATERIAL PARA PROFESSORES E ESTUDANTES: 1) SE O ASSUNTO ESTÁ NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA DIRETA OU INDIRETAMENTE; 2) A MANEIRA COMO A SOCIOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO; 3) QUE EXPRESSÕES E CONCEITOS USADOS NA SOCIOLOGIA PODERIAM SER USADOS NAS REDAÇÕES; E 4) QUE INTERDISCIPLINARIDADE ENVOLVENDO SOCIOLOGIA E OUTRAS DISCIPLINAS DE HUMANIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA AQUELE TEMA OFERECE. COM ISSO, PROCURAMOS DEMONSTRAR QUE HÁ UMA PROXIMIDADE ENTRE A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM E O PROGRAMA DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, DE MODO QUE A DISCIPLINA PODE, COM SEUS CONCEITOS E EXPRESSÕES, AUXILIAR O CANDIDATO EM ARGUMENTAÇÕES QUE SUPEREM JUÍZOS DE SENSO COMUM, VISANDO, PRINCIPALMENTE, UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL LASTREADA NA DEFESA DA DEMOCRACIA, NA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NO COMBATE AOS PRECONCEITOS. EM CONSEQUÊNCIA, A PROVA DO ENEM, AQUI EXEMPLIFICADA PELA REDAÇÃO, E EM SINTONIA COM A SOCIOLOGIA, TEM SERVIDO DE IMPORTANTE POLÍTICA PÚBLICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A DIFUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS.