A ESCOLA, NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DESENVOLVIDA POR LEV VYGOTSKY (1896-1934), AUTOR RUSSO QUE INOVOU COM SUAS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS A RELAÇÃO ENTRE O PAPEL DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO, É UMA INSTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE TODOS OS SUJEITOS. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. O OBJETIVO GERAL DESSA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI COMPREENDER COMO VYGOTSKY PODE CONTRIBUIR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INICIAL DA CRIANÇA. TENDO EM VISTA QUE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL POSSIBILITA UM ENSINO QUE ULTRAPASSA AS BARREIRAS MECANICISTAS E REPRODUTIVISTAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, FAZENDO COM QUE O PROFESSOR REALIZE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA COM BASE NA CONTEXTUALIDADE. ESTE ESTUDO SE EMBASA, PRINCIPALMENTE, NAS OBRAS DE VYGOTSKY (1979; 1996; 1998; 2001; 2005;). UMA DAS POSSIBILIDADES ENCONTRADAS COMO SUGESTÃO PARA UM ENSINO VOLTADO PARA VYGOTSKY NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA É A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE JOGOS E DE BRINCADEIRAS. O PROFESSOR PODE UTILIZAR O JOGO COMO UMA METODOLOGIA DIDÁTICA, QUE FACILITE A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS, MAS TAMBÉM, QUE CONTRIBUA PARA A AQUISIÇÃO DE OUTRAS HABILIDADES, COMO A SOCIALIZAÇÃO.