A MATEMÁTICA É UMA DISCIPLINA TIDA POR MUITAS PESSOAS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR, ISSO SE DEVE, GERALMENTE, A FORMA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MECANIZADO DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTRETANTO, QUANDO TRABALHADA DE UMA FORMA ATRATIVA, LÚDICA QUE LEVE O ALUNO A REFLETIR SOBRE A SUA APRENDIZAGEM APRESENTA-SE COMO UMA POSSIBILIDADE SIGNIFICATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DESSA FORMA OBJETIVAMOS APRESENTAR A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS POR ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA PARA TRABALHAR A MATEMÁTICA, BUSCANDO COMPREENDER QUAIS AS POSSIBILIDADES DESSE TRABALHO QUE RELACIONE AS INDICAÇÕES DO CURRÍCULO OFICIAL E AS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DO PÚBLICO-ALVO. NESSE SENTIDO, A NOSSA QUESTÃO PROBLEMA SE CONFIGURA: COMO AS HISTÓRIAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA PODERIA SER UTILIZADAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA? A METODOLOGIA DA PESQUISA É QUALITATIVA, OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE UMA HISTÓRIA PRODUZIDA E DA NARRATIVA REALIZADA NO DIA DA APRESENTAÇÃO DAS PRODUÇÕES DOS LIVROS DE HISTÓRIAS INFANTIS PELOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. OS RESULTADOS INDICAM QUE ALÉM DAS CONTAÇÕES, A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS PODE-SE MOSTRAR COMO UMA EFICIENTE FERRAMENTA PARA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE, COM A APROPRIAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O PROFESSOR CONHECE O NÍVEL DE DESEMPENHO DOS SEUS ALUNOS, TÊM MAIORES CONDIÇÕES DE CRIAR HISTÓRIAS QUE TRABALHE DETERMINADOS CONTEÚDOS, QUE RELACIONE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, QUE OS DESAFIEM A LEVANTAR HIPÓTESES E NEGOCIAR POSSIBILIDADES SAINDO DO ÂMBITOS DE QUESTÕES COM RESPOSTAS EXATAS.