ESTA PESQUISA PRETENDEU VERIFICAR QUE CONHECIMENTOS TEÓRICOS TÊM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE PROCESSOS COGNITIVOS QUE ENVOLVEM A LEITURA, ANALISANDO SE, PARA ELES, A COMPREENSÃO É OBJETO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. COMO SUPORTE TEÓRICO, A PESQUISA SE BASEOU, ESPECIFICAMENTE, NOS ESTUDOS DE BRANDÃO (2006) E MIGUEL, PÉREZ, PARDO (2012), NO QUE DIZ RESPEITO AOS MODELOS COGNITIVOS DE COMPREENSÃO LEITORA, ASSIM COMO, GIROTTO E SOUZA (2010) E CHARTIER, CLESSE, HÉBRARD (1996) QUE TRATAM SOBRE O ENSINO DE LEITURA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E DESCRITIVO E PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. PARTICIPARAM, EFETIVAMENTE, DA PESQUISA 06 (SEIS) PROFESSORES POLIVALENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DAS CIDADES DE CAMARAGIBE (PE) E RECIFE (PE). O CORPUS DESTE ESTUDO FOI FORMADO PELO DISCURSO DOS PROFESSORES REPRESENTADOS POR SUAS RESPOSTAS, SENDO DEFINIDOS COMO CRITÉRIOS DE ANÁLISE A IMPORTÂNCIA DADA À LEITURA E À COMPREENSÃO, ASSIM COMO, AS FORMAS DE CONDUÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE LEITURA E DE COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS. À LUZ DO PARADIGMA INDICIÁRIO (GINZBURG APUD SUASSUNA, 2008), OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM FAVORECIMENTO DO PROCESSO COGNITIVO POR MEIO DE AJUDAS (ALGUNS PROCESSOS FRIOS); O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA (SÍNTESE E, EM MENOR OCORRÊNCIA, A VISUALIZAÇÃO); O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS (INCENTIVO AO PROCESSO DE INFERÊNCIAS); A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PARA A LEITURA E A CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DA ESCUTA DAS VOZES/PERGUNTAS DAS CRIANÇAS NA HORA DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO.